Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 21 de Julho de 2026


Judiciário Terça-feira, 21 de Julho de 2026, 16:42 - A | A

Terça-feira, 21 de Julho de 2026, 16h:42 - A | A

Política

PF recomenda demissão de Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo

Processo disciplinar foi encaminhado ao Ministério da Justiça, que decidirá sobre a permanência do ex-deputado nos quadros da corporação

João Gabriel Vilalba
Capital News

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro segue morando nos Estados Unidos

Eduardo Bolsonaro segue morando nos Estados Unidos

Após a análise de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a Polícia Federal recomendou a demissão de Eduardo Bolsonaro do cargo de escrivão da corporação por abandono de cargo.

O processo foi encaminhado pela Corregedoria-Geral da Polícia Federal ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva, a quem caberá decidir sobre a aplicação ou não da penalidade.

Eduardo Bolsonaro mudou-se para os Estados Unidos no início de 2025, alegando estar em busca de refúgio diante de supostas perseguições políticas no Brasil.

Em dezembro de 2025, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decretou a cassação de seu mandato por excesso de faltas parlamentares.

Após perder o mandato, Eduardo foi notificado para se reapresentar ao serviço público. No entanto, diante da ausência, a Polícia Federal instaurou, em janeiro de 2026, um Processo Administrativo Disciplinar para apurar possível abandono do cargo de escrivão.

Meses depois, em junho deste ano, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou, por unanimidade, pelo crime de coação no curso do processo. Os ministros entenderam que ficou comprovada sua atuação no exterior com o objetivo de pressionar autoridades e interferir em procedimentos judiciais brasileiros.

Nesta semana, o governo dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump, concedeu ao ex-parlamentar um green card, documento que autoriza residência permanente e trabalho em território norte-americano.

Agora, caberá ao Ministério da Justiça analisar a recomendação da Polícia Federal e decidir sobre a eventual demissão de Eduardo Bolsonaro dos quadros da corporação.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS