O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) conquistou o 1º lugar no Prêmio CNMP 2025, na categoria Enfrentamento das Facções Criminosas, com o projeto Prometheus. A ferramenta utiliza inteligência artificial para automatizar a análise de denúncias, identificando vínculos, funções e setores de atuação de integrantes de facções criminosas.
Desenvolvido internamente, em ambiente seguro e com tecnologia Django/Python integrada ao ChatGPT via Azure, o sistema está em operação desde 2023, atingindo 96,6% de acerto na extração de dados. Além de mapear organizações como o PCC e o Comando Vermelho, o Prometheus consegue detectar novas facções, atualizando seu banco de informações em tempo real.
Segundo o promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves, o projeto “representa um avanço estratégico, transformando grandes volumes de dados em conhecimento útil e fortalecendo a resposta ao crime organizado”.
O sistema amplia a precisão investigativa, garante rastreabilidade das informações e promove cooperação entre áreas técnicas do MPMS, reforçando o compromisso da instituição com inovação e eficiência no combate à criminalidade.