O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), está realizando a campanha “Não é Não!”, uma série de ações durante os eventos da Expogrande com o intuito de sensibilizar e coibir o assédio, o constrangimento e a violência contra a mulher.
O objetivo é trabalhar preventivamente, com a distribuição de materiais educativos, para evitar o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como espetáculos musicais em locais fechados ou shows.
Durante a ação é explicado que o constrangimento é quando há insistência em uma interação após a discordância da mulher, que a importunação sexual é praticar ato libidinoso contra alguém e sem a sua anuência, que a violência se configura no uso da força que resulta em lesão, morte ou danos previstos em lei e que o estupro consiste em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar sexo ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.
A campanha do MPMS prevê a fixação de cartazes em locais de fácil visualização, distribuição de bottons adesivos e aplicação de tatuagem temporária com o lema “Não é Não!”. Os materiais contêm orientações de como agir em casos de importunação ou violência contra a mulher.
Estão trabalhando na campanha as equipes do Núcleo da Cidadania (Nuci), do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) e da Polícia Civil. A Dut´s Entretenimento também participa das estratégias de marketing que foram criadas pela Assessoria de Comunicação do MPMS, divulgando no palco dos shows mensagens em áudio e em vídeo.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

