O Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, recebeu no último sábado (19) a ‘Ação Cidadania #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio’, considerada a maior mobilização social de Mato Grosso do Sul. A iniciativa reuniu cerca de 300 serviços gratuitos e totalizou 11.652 atendimentos, com foco no combate à violência de gênero e no fortalecimento da rede de apoio às mulheres.
A ação foi fruto da união entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Fiems e várias instituições públicas e privadas. Além de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e lazer, o evento promoveu atividades esportivas e culturais, como o Campeonato de Futebol Feminino. “No campo ou fora de campo, o lugar da mulher é onde ela quiser”, declarou Jaqueline Palmeira, jogadora do time As Aliadas.
Histórias de superação marcaram o evento, como a de uma participante que venceu anos de agressões domésticas e ressaltou a importância do acolhimento recebido. Outra moradora, Rosilene Urbieta, destacou a acessibilidade ao conseguir emitir a segunda via do RG do sobrinho cadeirante, Ryan. “Quando vem o serviço aqui perto fica melhor. Evita ter que pegar ônibus”, contou.
Autoridades reforçaram a necessidade de união para enfrentar o problema. “A violência contra a mulher não é normal e precisamos ensinar isso às nossas crianças”, afirmou Viviane Luiza, secretária de Estado de Cidadania, que representou o governador Eduardo Riedel. A desembargadora Jaceguara Dantas, idealizadora da campanha, destacou: “Nosso objetivo é que cada mulher atendida aqui hoje possa assumir o protagonismo da sua própria história.”
O evento também serviu para apresentar ações permanentes do Governo, como as Salas Lilás, já implantadas em 49 municípios, e o Promuse, programa da Polícia Militar que acompanha vítimas de violência doméstica. A prefeita Adriane Lopes elogiou a mobilização coletiva: “Quando todos os órgãos se unem no enfrentamento a essa violência, os resultados são mais eficazes e positivos.”