Uma ação conjunta entre a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) e a Polícia Federal do Brasil deflagrou nesta semana a operação “Nueva Alianza”, com o objetivo de desmantelar bases logísticas e erradicar plantações de maconha no Departamento de Amambay, no Paraguai. A ofensiva conta com apoio da Força Aérea Paraguaia.
No primeiro dia de trabalhos, as forças de segurança destruíram 15 acampamentos de narcotraficantes e erradicaram 33 hectares de plantações de maconha na região de Cerro Kuatia, distrito de Capitán Bado. Além disso, foram apreendidos 1.900 quilos de maconha picada.
De acordo com as autoridades, a operação já retirou de circulação o equivalente a mais de 100 toneladas de maconha, evitando que a droga chegasse ao Brasil e a outros países. O prejuízo estimado ao crime organizado chega a US$ 15 milhões.
Considerada a maior operação antidrogas do mundo em volume de maconha apreendida, a “Nueva Alianza” reforça o compromisso do Brasil e do Paraguai no combate ao narcotráfico e na proteção da região de fronteira.