Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025


Executivo Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 15:56 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 15h:56 - A | A

Bom dia, Ministro

Brasil amplia mercados e reduz impacto do tarifaço dos EUA, diz Ministro Carlos Fávaro

Ministro Carlos Fávaro destaca recorde de 437 novos mercados abertos e medidas de apoio a empresas

Elaine Oliveira
Capital News

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasil amplia mercados e reduz impacto do tarifaço dos EUA

Brasília (DF) 17/09/2025 - O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participa do programa Bom Dia, Ministro, apresentado por Karine Melo

As parcerias com novos mercados consumidores ajudaram o Brasil a amenizar os efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o resultado é reflexo de políticas públicas de apoio às empresas, da manutenção de empregos e da estratégia de diversificação comercial.

“Buscamos a reconexão do Brasil. Abrimos 437 novos mercados nesses dois anos e nove meses. Um recorde absoluto. Nunca tivemos tantas opções”, afirmou o ministro durante participação no programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira (17).

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasil amplia mercados e reduz impacto do tarifaço dos EUA

Brasília (DF) 17/09/2025 - O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participa do programa Bom Dia, Ministro

De acordo com Fávaro, a estratégia permitiu ao país redirecionar parte da produção antes destinada aos EUA, reduzindo os impactos do chamado “tarifaço”. “Graças ao trabalho feito preventivamente, e intensificado agora, de abertura de mercados e restabelecimento de relações multilaterais, o impacto foi muito menor do que se previa”, completou.

Entre os avanços citados estão acordos bilaterais em andamento, como o entre o Mercosul e a União Europeia, descrito por Fávaro como estando “na iminência de criar o maior bloco econômico do mundo”. O ministro também destacou o fortalecimento das relações com países do Brics, Oriente Médio e sudeste asiático.

Para empresas com forte dependência do mercado norte-americano, o governo adotou medidas específicas. “Estamos atentos para garantir a sobrevivência das empresas e dos empregos também”, disse Fávaro.

Entre as ações estão a criação de uma linha de financiamento de R$ 30 bilhões, com juros acessíveis, o Reintegra especial para ressarcimento de tributos pagos na exportação e a ativação de compras públicas para absorver produtos que deixaram de ser exportados.

Bom Dia, Ministro I Carlos Fávaro

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS