Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Julho de 2025


Polícia Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 13:20 - A | A

Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 13h:20 - A | A

Segurança Rural

Polícia Rural reduz crimes em 50% e causa prejuízo de 26 milhões em Mato Grosso do Sul

Redução média de 50% nos índices criminais foi atribuída à tecnologia, patrulhamento intensivo e apoio dos produtores rurais

Viviane Freitas
Capital News

Com o apoio direto dos produtores rurais e o uso de tecnologia de ponta, o Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) apresentou redução de até 50% nos índices criminais em várias regiões de Mato Grosso do Sul. O resultado é um prejuízo estimado de R$ 26 milhões ao crime organizado, conforme relatório referente ao ano de 2024, apresentado no Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho.

Durante o encontro, o comandante do BPMRu, coronel Maurício Pavão, explicou que as equipes fazem um diagnóstico completo das propriedades visitadas, orientando os donos sobre pontos vulneráveis e criando planos de ação individualizados. “Essa proximidade tem sido essencial para reduzir crimes como furto de maquinários e invasões”, afirmou.

Entre as ações de combate, foram apreendidas 29 armas de fogo, 56 veículos utilizados em crimes e recuperados 156 animais vítimas de abigeato. Também foram realizadas mais de 22 mil abordagens a suspeitos, 1.175 visitas técnicas e 658 visitas solidárias, que têm como objetivo estreitar os laços com a comunidade rural.

A tecnologia também tem sido aliada importante nas operações. Sistemas como o CADG-SIGO e o Power BI permitem o mapeamento de áreas críticas e respostas mais rápidas às ocorrências. “A presença do Batalhão nas fazendas e a comunicação por WhatsApp trazem mais tranquilidade para quem trabalha no campo”, disse Eduardo Monreal, presidente do SRCG.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS