Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Julho de 2025


Polícia Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 15:58 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 15h:58 - A | A

Operação Carga Pesada

Polícia desarticula quadrilha ligada a roubo de cargas e tráfico internacional

Operação Carga Pesada apreende bens de luxo e prende integrantes do grupo em três estados

Elaine Oliveira
Capital News

A Polícia Civil de São Paulo, com apoio da DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) de Mato Grosso do Sul, deflagrou a Operação Carga Pesada contra uma organização criminosa especializada em roubo de caminhões e com atuação no tráfico internacional de drogas.

Durante a ação, foram cumpridos mandados em Campo Grande (MS), Guarulhos (SP) e Itapema (SC). Só em Mato Grosso do Sul, foram realizadas cinco buscas e duas prisões temporárias, com apreensão de dez celulares e um cofre. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia, ouvidas e liberadas.

Divugação/DRACCO

Polícia desarticula quadrilha ligada a roubo de cargas e tráfico internacional

..

Segundo as investigações conduzidas pelo 125º Distrito Policial da Capital Paulista, o grupo agia com violência e restrição de liberdade, atraindo motoristas por meio de plataformas de frete. Após simular uma negociação, os criminosos rendiam as vítimas, que eram mantidas em cárcere enquanto os caminhões eram levados a países vizinhos para transporte de cigarros ilegais e cocaína.

Em Guarulhos, foi preso um dos principais executores da quadrilha, responsável por abordar e manter motoristas em cativeiro. Já em Itapema, a polícia localizou o líder da organização e apreendeu bens de alto valor, como relógios Rolex, carro de luxo, moto de alta cilindrada e determinou o sequestro de um helicóptero Robinson R44, avaliado em cerca de R$ 3 milhões.

Divugação/DRACCO

Polícia desarticula quadrilha ligada a roubo de cargas e tráfico internacional

..

“O prejuízo causado às vítimas ultrapassa R$ 50 milhões de reais”, informou a Polícia Civil, que destacou ainda que parte dos criminosos já havia sido presa anteriormente pelos mesmos delitos. Isso comprova, segundo os investigadores, o alto grau de periculosidade e a continuidade das ações criminosas.

A quadrilha tem ligações diretas com facção criminosa de atuação nacional e, após os roubos, os caminhões eram usados para o transporte de entorpecentes, especialmente cocaína, reforçando o elo com o tráfico internacional.

Com a operação, as autoridades acreditam ter dado um duro golpe no esquema de roubo de cargas e no crime organizado que atua na região. As investigações continuam com análise dos materiais apreendidos, e novas ações podem ser realizadas nos próximos dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS