Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) resultou na prisão em flagrante de um homem de 54 anos, na manhã desta quarta-feira (14), em Campo Grande. O suspeito, que já atuou como motorista do Conselho Tutelar, foi detido no bairro Jardim Popular.
De acordo com a DEPCA, ele vinha sendo investigado há cerca de um ano pelo Núcleo de Inteligência da delegacia. Durante as apurações, foi identificado como integrante de grupos virtuais dedicados ao compartilhamento de vídeos e fotos de pornografia infantil, com indícios de que teria realizado pagamentos em dinheiro para adquirir esse tipo de material ao longo de três anos.
Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos celulares e um computador do investigado. O material passará por perícia para aprofundamento das investigações. Após a prisão, ele foi encaminhado à DEPCA, onde segue à disposição da Justiça.
A ação faz parte da Operação Proteção Integral II, que tem como objetivo o combate a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. No total, a operação cumpriu 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todo o país.
Conforme a Polícia Federal, 35 pessoas foram presas em flagrante durante os cumprimentos de mandados. A operação mobilizou 467 policiais federais e 156 civis, com foco na repressão de crimes como armazenamento, compartilhamento, produção e comercialização de material de abuso sexual infantojuvenil.
“O trabalho visa responsabilizar criminalmente aqueles que insistem em cometer esse tipo de crime e reforçar a proteção integral da criança e do adolescente”, destacaram os coordenadores da operação.