Campo Grande 00:00:00 Sábado, 25 de Outubro de 2025


Concurso Sábado, 25 de Outubro de 2025, 16:49 - A | A

Sábado, 25 de Outubro de 2025, 16h:49 - A | A

Sisu 2026 usará notas das três últimas edições do Enem no processo seletivo

De acordo com o MEC, cada participante será classificado com base na melhor média ponderada entre as notas obtidas nas edições anteriores do exame

Viviane Freitas
Capital News

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança importante no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026: o resultado das três últimas edições do Enem será considerado no processo de inscrição, classificação e seleção dos candidatos. A medida está prevista no edital nº 22/2025, que trata da adesão das instituições públicas de ensino superior ao próximo processo seletivo.

De acordo com o MEC, cada participante será classificado com base na melhor média ponderada entre as notas obtidas nas edições anteriores do exame. “O objetivo é ampliar as oportunidades para os estudantes, permitindo que utilizem seu melhor desempenho no Enem, independentemente do ano em que realizaram a prova”, informou o ministério em nota. A nova regra busca tornar o processo mais flexível e inclusivo.

As instituições públicas interessadas em participar do Sisu 2026 deverão ofertar, no mínimo, duas vagas por curso e turno, sendo garantida pelo menos uma vaga de ampla concorrência. “Essa exigência garante a diversidade de oportunidades e reforça o compromisso com a transparência no acesso às universidades públicas”, destacou o MEC.

O período de adesão das instituições será de 27 de outubro a 28 de novembro, realizado exclusivamente pelo sistema Sisu Gestão. As universidades poderão reabrir o termo assinado e ajustar as condições de participação durante o prazo. “Todas as informações válidas para o processo seletivo serão as do termo mais recente assinado pelo representante legal no sistema”, informou o edital.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS