Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 21 de Agosto de 2021, 12:12 - A | A

Sábado, 21 de Agosto de 2021, 12h:12 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Saiba qual é a importância da educação física no ensino infantil

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Atividades físicas durante a infância podem prevenir doenças até mesmo durante vida adulta

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

As aulas de educação física costumam estar entre os momentos preferidos, principalmente entre as crianças. Afinal, é geralmente nessas aulas que as crianças têm a chance de se divertir, gastar energia e se distrair junto a seus colegas. No entanto, os benefícios e a importância da educação física nessa fase da vida vão muito além do entretenimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, um documento oficial do Ministério da Educação, existem diretrizes que orientam as bases do currículo escolar em todo o país, incluindo a Educação Física entre as disciplinas obrigatórias, determinando também quais são as atividades que devem ser desenvolvidas.

O principal objetivo é estimular o desenvolvimento saudável das capacidades motoras e cognitivas, a partir de jogos, esportes, atividades expressivas e conhecimento sobre o próprio corpo.

Apesar dos ganhos físicos serem os mais perceptíveis na maioria dos casos, eles não são os únicos benefícios. Por permitir o contato com outros estudantes e estimular o empenho em brincadeiras em grupo, a educação física também é importante para a formação social das crianças, contribuindo com a autoconfiança e a compreensão de regras e limites.

Cuidados durante a aula de educação física
Para garantir que as crianças aproveitem o melhor dessas aulas, é muito importante seguir alguns cuidados. O uso de acessórios adequados, por exemplo, faz toda a diferença para garantir conforto e segurança para as crianças, evitando traumas e machucados que possam prejudicar o desenvolvimento saudável.

O tênis infantil apropriado para as aulas de educação física, por exemplo, permite mais respirabilidade para os pés, evitando a proliferação de fungos e protegendo-os. Uma vez que o corpo das crianças ainda está se desenvolvendo, é essencial garantir toda essa proteção.

Um outro cuidado está relacionado à alimentação. Não é aconselhável que as crianças façam atividade física em jejum; no entanto, a alimentação deve ser leve e equilibrada, de acordo com a intensidade do exercício que será feito. Afinal, atividades mais intensas podem provocar incômodos digestivos.

Além disso, é aconselhável evitar os doces. Enquanto alimentos ricos em proteína e cálcio ajudam na recuperação de músculos e ossos depois da atividade física, o açúcar pode provocar uma recuperação mais lenta. Por isso, dê preferência para alimentos mais naturais, tanto antes das atividades, quanto depois, ajudando o corpo a conseguir os nutrientes necessários.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS