O Grêmio reencontrou o caminho das vitórias ao bater o Fortaleza por 2 a 1 na noite desta terça-feira (29), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O duelo, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro e adiado anteriormente, teve como personagem central o goleiro Magrão, do time tricolor cearense, que cometeu dois pênaltis em menos de seis minutos.
Os dois gols gremistas foram marcados pelo dinamarquês Braithwaite, ambos em cobranças de pênalti sofridos por Cristian Olivera e Alysson, aos 8 e 14 minutos do primeiro tempo, respectivamente. O atacante Deyverson descontou para o Fortaleza ainda na etapa inicial, e chegou a ter uma chance clara para empatar na segunda etapa, mas parou em Tiago Volpi.
Além dos pênaltis, o Grêmio mostrou mais organização tática com mudanças promovidas por Mano Menezes, que centralizou Alysson e abriu Olivera pelo lado direito, surpreendendo a marcação do adversário. Já o Fortaleza, sob comando de Renato Paiva, demorou a reagir após o início turbulento e foi mais competitivo na segunda etapa, mas não conseguiu converter o volume de jogo em gols.
A vitória foi crucial para o Tricolor Gaúcho, que não vencia há cinco rodadas. Com o resultado, o time chegou aos 20 pontos e subiu para a 14ª posição, abrindo cinco pontos de distância para a zona de rebaixamento. Já o Fortaleza estaciona nos 14 pontos e segue na 18ª colocação, dentro do Z-4.
Os dois clubes voltam a campo neste fim de semana pela 18ª rodada do Brasileirão. O Grêmio enfrenta o Fluminense no sábado (3), às 20h (MS), no Maracanã. O Fortaleza joga no domingo (4), às 15h (MS), contra o Corinthians, na Neo Química Arena.