A 14ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 marcou o fim da primeira fase da competição. Após três meses de jogos, os 32 clubes classificados para o mata-mata foram definidos neste fim de semana, com a confirmação das últimas oito vagas pertencentes a Manaus, Independência, Maranhão, Ferroviário, Sergipe, Água Santa, Maricá e Cascavel.
A partir de agora, começa uma nova etapa: a disputa em sistema eliminatório com jogos de ida e volta, que culminará na definição dos quatro semifinalistas, únicos que garantirão vaga na Série C do ano que vem.
Operário-MS se despede da Série D, mas garante calendário em 2026
Representante do Mato Grosso do Sul, o Operário Futebol Clube encerrou sua participação na fase de grupos na sétima colocação com 14 pontos, foram três vitórias, cinco empates e seis derrotas — desempenho superior às campanhas anteriores, a mesma pontuação do Monte Azul, o sexto colocado, perdendo pelo saldo de gols do Grupo A7, e não avançou à próxima fase. Apesar da eliminação, o Galo de Campo Grande já tem vaga garantida na Série D de 2026, graças à conquista do bicampeonato estadual neste ano.
Essa foi a terceira participação do Galo de Campo Grande na competição nacional (após as edições de 2019 e 2023), e a melhor campanha até aqui, com direito a vitórias expressivas e evolução no elenco. Os clubes Luverdense e o Mixto do vizinho Mato Grosso conquistaram as classificação do Grupo A5 para a segunda fase da Competição.
Rodrigo Moreira/FFMS

Operário FC teve sua melhor participação na Série D com três vitórias e 14 pontos no final
Clubes tradicionais e campanhas de destaque
Times de tradição nacional como Portuguesa-SP (SAF), América-RN e Santa Cruz-PE seguem vivos na competição. A Aparecidense-GO, com 32 pontos, foi o clube com melhor campanha da fase de grupos, seguida por ASA-AL (31), e Portuguesa-SP e Inter de Limeira-SP (30).
Os dois melhores colocados de cada grupo terão a vantagem de decidir o confronto da próxima fase como mandantes no jogo de volta.
Confira os confrontos da 2ª fase (mata-mata):
Grupo A1 x Grupo A2
Tuna Luso-PA x Maranhão-MA
Manauara-AM x Sampaio Corrêa-MA
Manaus-AM x Imperatriz-MA
Independência-AC x Altos-PI
Grupo A3 x Grupo A4
América-RN x Juazeirense-BA
Santa Cruz-PE x Sergipe-SE
Central-PE x Lagarto-SE
Ferroviário-CE x ASA-AL
Grupo A5 x Grupo A6
Aparecidense-GO x Maricá-RJ
Ceilândia-DF x Água Santa-SP
Luverdense-MT x Rio Branco-ES
Mixto-MT x Portuguesa-SP
Grupo A7 x Grupo A8
Inter de Limeira-SP x Marcílio Dias-SC
Cianorte-PR x Joinville-SC
Goiatuba-GO x São José-RS
Cascavel-PR x Barra-SC
Divulgação Santa Cruz-PE

Santa Cruz classificou em segundo lugar com a mesma pontuação do América de Natal
Calendário das fases eliminatórias:
2ª fase (16 avos de final):
Ida: 2 ou 3 de agosto
Volta: 9 ou 10 de agosto
3ª fase (Oitavas):
Ida: 16 ou 17 de agosto
Volta: 23 ou 24 de agosto
Quartas de final (acesso):
Ida: 30 ou 31 de agosto
Volta: 6 ou 7 de setembro
Semifinal:
Ida: 13 ou 14 de setembro
Volta: 20 ou 21 de setembro
Final:
Ida: 28 de setembro
Volta: 5 de outubro
Todos os confrontos do mata-mata serão disputados em jogos de ida e volta, sem vantagem de saldo de gols fora de casa. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. A corrida agora é clara: quem vencer três confrontos consecutivos estará na Série C de 2026.
Confira a tabela completa com os jogos e resultados da Série D dos grupos clicando AQUI.