Em Belo Horizonte, a segunda-feira 12 de outubro não terá cara de uma segunda-feira qualquer. Afinal, será o dia da Criança, de Nossa Senhora Aparecida, e de clássico no Mineirão. Às 16h, Atlético e Cruzeiro vão se enfrentar pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro embalado
Os rivais se encontram em situações distintas na competição. Com oito pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, o Atlético ainda sonha com o título nacional, enquanto o rival tem somente a ambição de entrar na disputa por uma vaga na Libertadores de 2010.
- Vencemos o Goiás e, agora, vamos ter mais dois jogos no Mineirão. O nosso objetivo é buscar mais seis pontos e brigar por essa vaga na Libertadores – avisa o meia cruzeirense Marquinhos Paraná, referindo-se aos jogos contra Atlético e Botafogo, este no dia 18.
De fato, o Cruzeiro chega para o clássico embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, no Mineirão. Já o Atlético procura se reabilitar da derrota por 3 a 1 para o Botafogo, no Engenhão.
- Perdemos o jogo no Rio, mas a nossa campanha é boa. Contamos com o apoio da nossa torcida para esse jogo difícil que é o clássico. Precisamos dos três pontos – disse o atacante Éder Luís, que desfalcou o time contra o Botafogo e também é dúvida para o jogo contra o Cruzeiro.
O atacante ainda se recupera de um corte sofrido no tornozelo esquerdo, onde recebeu 16 pontos. Seu aproveitamento ainda é um mistério. Dois desfalques certos são o zagueiro Jorge Luiz, expulso contra o Botafogo, e o centroavante Diego Tardelli, integrado à Seleção Brasileira.
Roth faz mistério pela reabilitação
O técnico Celso Roth não divulga quem serão os substitutos. Pelo contrário. Os treinos de sábado e domingo do Atlético serão fechados para a imprensa, e o mistério quanto à escalação vai permanecer até o dia do jogo. Uma novidade, porém, é quase certa: o lateral-direito Carlos Alberto, recuperado de um incômodo no joelho direito, volta ao time.
Pelo lado do Cruzeiro, apenas uma dúvida. É incerta a escalação do meia Gilberto, que recebeu uma pancada no pé direito e foi substituído no primeiro jogo contra o Goiás. Se ele for vetado, o técnico Adilson Batista deve escalar o meia-atacante Leandro Lima.
Quem vai reforçar o time celeste é o volante Fabrício. Ele volta à equipe após suspensão cumprida no jogo contra o Goiás. Dessa forma, Elicarlos retorna ao banco.
No clássico do turno, o Cruzeiro estava concentrado na Libertadores e jogou com um time formado por reservas e juniores. Melhor para o Atlético, que venceu a partida por 3 a 0.(Fonte: Globoesporte.com)