A coordenação do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de MS (Sista/MS), que representa os trabalhadores da UFMS e da UFGD, fará uma reunião nesta sexta-feira (17) para definir o movimento de paralisação dos técnicos administrativos das universidades públicas, como no caso da UFMS e UFGD.
Segundo o Sindicato, as rodadas de negociações entre o governo e os servidores estão chegando ao seu limite, tanto de tensão por parte dos servidores, quanto de propostas do Ministério do Planejamento.
Na UFMS, mais de 70% dos técnicos são filiados ao sindicato, enquanto na UFGD este percentual é na casa dos 60%. Juntas, as duas universidades congregam cerca de 4,2 mil técnicos, sendo 3,3 mil nos 11 campi da UFMS ( 2,5 mil filiados) e cerca de 800 (500 filiados ao sindicato) na UFGD em Dourados.
O Sista/MS diz que em função do sentimento de não rejeição da proposta do governo federal é que pode haver uma decisão pelo encerramento da greve dos técnicos da UFMS ainda nesta semana. O governo quer conceder 15,8% de reajuste, escalonados nos próximos três anos, o que para o Sista “não é desprezível”.
Os trabalhadores realizam assembleia nesta sexta-feira (17), para analisar o quadro e decidir pelo retorno ou não ao trabalho. O ato será de manhã 8h na sede do SISTA/MS que fica na Rua Portuguesa, 331 – Vila Maciel – ao lado do estacionamento do estádio Morenão.