Quinta-feira, 23 de Maio de 2024



Economia Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008, 17:04 - A | A

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008, 17h:04 - A | A

Primeira e única fábrica da IP fora dos EUA é em Três Lagoas

Da Redação (LM)

A fábrica de papel de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) da International Paper, a qual obteve licença de operação hoje, será a primeira planta construída pela companhia fora dos Estados Unidos em toda sua história de mais de 100 anos. Além disso, essa fábrica terá a primeira máquina de papel para imprimir e escrever montada no país nos últimos 13 anos.

De acordo com o comunicado da companhia, a unidade tem uma capacidade produtiva de 200 mil toneladas anuais e é composta por uma máquina de papel e duas linhas de acabamento, responsáveis por cortar e embalar as resmas em tamanho A4, da marca Chamex.

A área de acabamento foi entregue neste mês. Para o funcionamento desta linha no período inicial, bobinas de papel são trazidas das fábricas de Mogi Guaçu e Luis Antônio, interior de São Paulo. Em fevereiro de 2009, quando a máquina de papel entrará em operação, as bobinas serão produzidas na própria unidade.

Quando iniciar sua operação, a produção de 200 mil toneladas por ano será somada as 800 mil toneladas de papel já fabricadas nas outras duas unidades da IP no Brasil, instaladas em Mogi Guaçu e Luiz Antônio. Com as três unidades, a companhia terá capacidade para produzir um milhão de toneladas de papel por ano. Deste montante, cerca de 50% será destinado à exportação para América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Segundo a IP, tanto para a fase de construção da unidade quanto operação, a companhia, em parceria com o Senai local, promoveu dezenas de cursos de qualificação com objetivo de qualificar a mão-de-obra local. Apenas para a fase de operação, a empresa investiu em quatro cursos técnicos, dos quais absorveu 90% dos alunos, que hoje fazem parte do seu quadro de colaboradores. Ao todo, a unidade gerará 220 empregos diretos e aproximadamente 100 terceirizados. (Invest News)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS