Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025


Economia Domingo, 23 de Abril de 2023, 10:03 - A | A

Domingo, 23 de Abril de 2023, 10h:03 - A | A

Desenvolvimento

Número de empresas na Capital cresceu em 9,68% frente a março do ano passado

São 121.069 CNPJs ativos com atividade mercantil

Layane Costa
Capital News

Deurico/Capital News

Número de empresas na Capital cresceu em 9,68% frente a março do ano passado

Capital gerou mais de 1.246 vagas no mercado formal

Conforme dados da Receita Federal, o número de empresas em Campo Grande vem crescendo. São 121.069 CNPJs ativos com atividade mercantil. O número representa um crescimento de 9,68% frente a março do ano passado, demonstrando a resiliência da economia municipal e o espírito empreendedor do campo-grandense.

 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a Capital gerou mais de 1.246 vagas no mercado formal no mês de fevereiro.

Deurico/Capital News

Número de empresas na Capital cresceu em 9,68% frente a março do ano passado

 

 

“Os dados refletem na prática o nosso projeto prioritário, que é o Desenvolvimento Econômico de Campo Grande. Nossas ações ocorrem a partir de uma série de medidas e decisões, como por exemplo a modernização e desburocratização da gestão, estas que são tomadas para que possamos fortalecer os empresários locais ou até mesmo atrair novos negócios para a Capital, gerando emprego e renda para o município”, disse a Prefeita.

 

Foram gerados 1.399 empregos formais, no acumulado de 2023, sendo 815 apenas no setor de serviços. Indústria e construção criaram juntos 842 novos empregos. No comércio, apesar dos números positivos de fevereiro, houve supressão de 366 vagas, em decorrência de um movimento sazonal de dispensa de trabalhadores contratados temporariamente para atender o fluxo de fim de ano. No acumulado de 2023, Campo Grande aparece na sexta posição entre as 27 capitais que mais ampliaram seu contingente total de empregados com carteira assinada.

 

“A Prefeitura disponibiliza informações preciosas sobre a macroeconomia, destacando o desempenho de produção, mercado de trabalho e perspectivas econômicas para o período em Campo Grande. Ter esses dados todos compilados em único material é mais uma ferramenta para quem quer investir em Campo Grande”, comenta o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.

 

O último dado sobre desemprego divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Campo Grande fechou 2022 com índice de 3,1% de desocupação, a segunda menor entre as capitais, o que pode indicar uma situação de pleno emprego. O pleno emprego é conhecido como o mais alto grau do uso de forças produtivas da economia, principalmente no uso de trabalho. Este cenário é considerado na macroeconomia quando toda a mão-de-obra, qualificada ou não, pode ser empregada devido ao grande impulso que deixa a economia em equilíbrio. O pleno emprego não é um nível em que o desemprego é nulo, mas atinge um nível satisfatoriamente baixo.

 

Quanto ao Produto Interno Bruto, a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio estima que a variação do PIB chegue a 2,5% no ano de 2023. Como comparação, a média projetada no Boletim Focus do Banco Central de 17 de abril é de crescimento de 0,90% em âmbito nacional.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS