O Índice SPC Nacional de Crédito ao Consumidor – extraído das consultas aos mais de 2.200 SPCs de todo Brasil – apresentou em junho aumento de 0,5% em relação a maio, registrando crescimento pelo segundo mês consecutivo, o que parece indicar que o movimento do varejo vem reagindo, após os resultados negativos dos primeiros quatro meses.
Comparativamente a igual mês do ano passado, no entanto, verifica-se queda de 18,7% revelando que a recuperação que vem sendo observada ainda é insuficiente para que o comércio possa retornar aos patamares anteriores. Por região, o Nordeste registrou em junho, sobre maio, crescimento de 3,5%, no Norte de 0,9%, no sudeste de 0,3%, no sul de 0,2% e no Centro Oeste, queda de 1,4%.
Lançado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Índice SPC Nacional de Crédito ao Consumidor medirá mensalmente o volume de informações solicitada pelo varejo. Ao todo, o sistema recebe cerca de 25 milhões de consultas/mês.
De acordo com o vice-presidente da ACSP, Roberto Macedo, “esse comportamento diferenciado está relacionado às características de cada região – o Centro-Oeste, por exemplo, com uma economia intimamente ligada ao agronegócio, foi duramente afetado pela crise financeira, com a queda nas exportações. Por outro lado, Nordeste e Norte dependem mais do turismo e da agricultura regional, atividades menos atingidas pelas turbulências. Já Sul e Sudeste, com forte participação da indústria, sofreram muito com as consequências da crise internacional”.
MOVIMENTO EM CG
Conforme dados apurados dia 14 deste mês pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) existem registradas no banco de dados do SPC local 170.974 dívidas ligadas a 105.242 clientes inadimplentes. Reunidas, essas dívidas perfazem um total de R$ 51.393.819,00.
“Já estamos formatando a campanha de recuperação de crédito denominada Nome Limpo, que será realizada nos meses de outubro e novembro. Com ela, pretendemos oferecer aos consumidores inadimplentes ampla oportunidade de retornar ao mercado com o nome totalmente limpo e em condições de comprar novamente a crédito”, explica Luiz Fernando Buainain, presidente da ACICG. Buainain mostra também o outro lado da campanha, que permitirá aos empresários recuperar créditos em escala maior que o normal.
“Com a campanha Nome Limpo os lojistas podem recuperar créditos antigos, ajudando na formação de estoques para as vendas de final de ano”, conclui o presidente da ACICG.