Titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Eduardo Riedel, informou os próximos passos do Governo do Estado para a retomada econômica de Mato Grosso do Sul. Em entrevista à Rádio Blink 102 FM, o secretário explicou quais os planejamentos para auxiliar setores como bares e restaurantes, cultura e turismo, segmentos mais afetados pela pandemia da Covid-19.
Eduardo Riedel destaca que foram realizadas diversas reuniões com os setores, a fim de elaborar soluções efetivas para a recuperação econômica dos empresários e demais profissionais do ramo. “Atravessamos um momento muito difícil, milhares de pessoas perderam seus trabalho, seus negócios e a gente tá tendo que se reinventar a todo momento. Agora com a perspectiva da vacina, nós entendemos que precisamos apoiar setores que foram extremamente afetados durante esse período, como bares e restaurantes, eventos e cultura, por isso o objetivo do nosso trabalho é ouvir estes setores para atuar de maneira mais assertiva”, explicou o secretário
De acordo com o titular da Seinfra, a partir da demanda dos empresários foi elaborado um planejamento estruturado em três eixos. “O primeiro é a área crédito, que é uma demanda muito grande, muitos empresários estão negativados, com dificuldade de acesso aos bancos e cadastros. Segundo é a área tributária, porque precisamos ter um olhar especial nesse momento, e o terceiro é a flexibilidade de horário, uma demanda grande por parte dos empresários, a gente sabe o quanto impacta, mas essa é uma discussão sanitária, que deve ser analisada junto com a área da saúde”, destacou durante a entrevista.
Questionado sobre quais as medidas previstas para o setor de turismo, Riedel esclarece que o segmento será incluído nos três eixos anteriormente citados. “O turismo regional vem se fortalecendo, o ecoturismo mais ainda, as pessoas estão viajando no Brasil, dentro dos estados, para destinos mais tranquilos e de menos consumo e aqui o estado é imbatível e vamos ter que apoiar. A gente tem um contingente de guias de turismo que sentiram impactos com a pandemia, empresas também sentiram ,então estes três eixos vale também para turismo, esses setores estão interligados”, ressaltou.
Eduardo Riedel, também explicou os próximos planejamentos do Governo do Estado
“O que puder nós vamos fazer, na área da saúde será a estruturação da rede, sem parar, ontem estive em Dourados com o secretário Geraldo Resende, nós entregamos mais 10 leitos de UTI. Aqui em Campo Grande nós estamos com todos os hospitais funcionando com sua capacidade máxima para atender esse contingente. A vacina é prioridade, é a causa do bem estar e de parte da solução de tudo isso que está acontecendo, então brigar com o Rio Grande do Sul pelo primeiro lugar é muito bom”, informou a Rádio Blink.
Ao final da entrevista, o secretário destacou que um plano de retomada econômica será apresentado ao setor comercial de MS no prazo máximo de duas semanas. “Nos próximo 15 dias a gente consegue junto com todos os envolvidos nessa história, apresentar para este setor uma proposta fruto do que a gente ouviu, eu conversei com empresário e não está fácil, muitos estão sofrendo para manter seus funcionários e agora a gente tem que ver o tamanho do orçamento que vamos conseguir alocar para atender esse setor, então vamos anunciar o plano dentro de 15 dias no máximo”, explicou Riedel.