Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Economia Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008, 16:12 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008, 16h:12 - A | A

Cresce número de filiais, mas cai o de empresas abertas em outubro

Lucia Morel - Capital News

De todas as empresas abertas no mês de outubro em Mato Grosso do Sul, 132 são filiais de empresas já instaladas em algum lugar do Brasil ou do mundo. No mesmo mês do ano passado, esse número era de 103, notando-se um acréscimo de 22%. Esse número também é superior ao do ano passado, quando 1.082 filiais foram abertas no Estado e de janeiro a outubro deste ano já são 1.204.

“Isso representa que as empresas instaladas no Estado estão investindo na economia local. A abertura de filiais não fica restrita a grandes empresas, sendo uma prática de médios negócios, que estão expandindo, gerando empregos e apostando em Mato Grosso do Sul”, argumenta Wagner Bertolli, diretor-presidente da Junta Comercial do Estado (Jucems).

Por outro lado, o número de novas empresas abertas em outubro teve queda de 12%, na comparação com o mês anterior. Enquanto em setembro a Jucems abriu 666 empresas, no mês de outubro foram 582.

“Os empresários que estão visando as vendas no final do ano realizam a abertura de novas empresas nos meses de agosto e setembro. Depois disso, eles correm com nota fiscal e formação de estoque em outubro e novembro, para em dezembro conseguir vender com tranqüilidade”, explica Wagner.

Para o diretor-presidente da Jucems, a crise financeira internacional não serve de motivo para a queda na abertura de empresas. “Como foi somente no final do mês de outubro que a crise se avolumou, não há como levar em consideração. Contudo, é preciso atenção a partir de agora”, alerta Wagner.

A Jucems registrou ainda 758 alterações contratuais no mês de outubro, que englobam desde mudanças de endereço, correções no capital da empresas, no corpo societário, abertura de filiais, e todas as informações relacionadas com a constituição da empresa.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS