A confiança do consumidor brasileiro cresceu 2,2% em outubro, após dois meses de acomodação, passando de 111,2 para 113,6 pontos em relação a setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
A taxa de crescimento é a maior registrada desde maio de 2008 e segundo a FGV, “retrata um consumidor confiante na trajetória de recuperação da economia brasileira”.
As perspectivas sobre a situação elevou-se em 5,6%, de 115,2 para 121,7 pontos, registrando o sexto aumento consecutivo. Já o Índice de Expectativas (IE), que mede o otimismo em relação aos meses seguintes, ficou praticamente estável, ao passar de 109,1 para 109,3 pontos.
Os consumidores indicaram uma melhora na avaliação sobre a situação econômica local no momento. Frente a setembro, a proporção dos que avaliam a situação atual como boa elevou-se de 13,0% para 17,9%; a dos que a julgam ruim reduziu-se de 32,7% para 28,6%.
Também registrou melhora a expectativa com relação à evolução da situação econômica local nos seis meses seguintes: a proporção de consumidores prevendo melhora elevou-se de 28,9% para 31,0%. (com ifnormações do G1)
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)