No próximo sábado, 7, ocorrerá em Terenos a entrega de diversos investimentos em benfeitorias e equipamentos disponibilizados às famílias do assentamento Nova Querência, aonde é desenvolvido um Plano de Negócios DRS para a produção de oleaginosas para biodiesel. Os parceiros iniciais desse Plano são a Associação Assafra, Prefeitura Municipal de Terenos, Organização das Cooperativas do Brasil – OCB MS, Sebrae, Senar e Agraer.
Está prevista a participação do Superintendente do Banco do Brasil, Caio Neves; Beto Pereira, prefeito de Terenos; Secretária Tereza Cristina, da Seprotur; Flodoaldo Alencar, Superintendente do Incra; Celso Arruda, Delegado do MDA e outras autoridades. As benfeitorias e equipamentos fazem parte das ações previstas no Plano de Negócios DRS e são os seguintes:
• Telecentro com oito computadores doados através do programa de inclusão digital do Banco do Brasil;
• Galpão de 300 metros quadrados que abrigará uma mini usina de óleo vegetal, construído com recursos repassados pela Fundação Banco do Brasil.
• Marcenaria completa e galpão de 140 metros quadrados disponibilizados por convênio entre o Governo do Estado e a Associação Assafra;
Estas benfeitorias estão localizadas em um lote de 12 hectares doado pelo Incra, e os serviços de terraplanagem foram realizados pela Prefeitura Municipal de Terenos. A energia elétrica foi instalada pela Eletrosul dentro do Programa Luz para Todos. Anteriormente os agricultores já foram beneficiados com 180 toneladas de calcário, viabilizadas pelo Governo do Estado, financiamento de uma patrulha mecanizada completa pelo Banco do Brasil, e banco de sementes com 8,5 toneladas de sementes de feijão e 10,0 toneladas de sementes de milho, fruto de parceria com a Conab e a Cooperativa de Produtores do Assentamento Itamaraty.
A estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável é uma forma de atuação negocial proposta pelo Banco do Brasil que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da mobilização de agentes políticos, econômicos e sociais.
Os principais objetivos são a promoção da inclusão social por meio da geração de trabalho e renda, a democratização do acesso ao crédito, o incentivo ao associativismo e o cooperativismo e a contribuição para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida.
A atuação do Banco do Brasil com o DRS acontece através da celebração de parcerias com os diferentes segmentos da sociedade para apoiar atividades produtivas, rurais e urbanas, com a visão de cadeia de valor, identificadas como vocações ou potencialidades (agronegócio, comércio, serviço e indústria).
Na prática, após a escolha da atividade a ser trabalhada (bovinocultura de leite, apicultura, produção de oleaginosas para biodiesel, produção de hortaliças, artesanato, etc), ocorre a elaboração de um amplo diagnóstico, no qual é abordada toda a cadeia de valor da atividade, identificando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.
Com base no diagnóstico, é elaborado um Plano de Negócios DRS, no qual são definidos os objetivos, metas e as ações para implementação deste Plano. A metodologia prevê ainda o monitoramento das ações definidas nos Planos de Negócios e a avaliação permanente de todo o processo por parte do BB e dos parceiros.
No Mato Grosso do Sul estão em andamento 72 planos de negócios, com expectativa de atendimento de 17.000 famílias.
A implementação do Plano de Negócios DRS em Terenos está no início, e há ainda um longo caminho a ser percorrido. A conclusão dessas ações representa mais uma grande conquista dos parceiros e beneficiários do Plano. Tudo isso, além de contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de produção e de vida da população que lá reside, mostra que se houver parceria, vontade de fazer e compromisso com resultados, os desejos se transformam em metas e os sonhos viram realidade.