Mato Grosso do Sul vai receber, em 2026, sua primeira indústria farmacêutica. A boliviana IFA está construindo uma unidade em Terenos, com inauguração prevista para o primeiro semestre do próximo ano.
O investimento é de R$ 45 milhões, com geração estimada de 120 empregos na fase inicial, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
A informação foi confirmada durante reunião plenária do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS), realizada em Campo Grande, com presença da diretora técnica da empresa, Camila Tarifa, e da equipe da Semadesc. “A partir de agora vamos alinhar as demandas junto com a indústria e a prefeitura de Terenos para atender as expectativas de qualificação profissional”, afirmou a coordenadora Eli Sandra.
A unidade vai produzir cápsulas gelatinosas com medicamentos como óleo de chia, ibuprofeno, spirulina, meloxican e outros. A indústria IFA pertence ao grupo Laboratórios IFA S.A, que atua há mais de cinco anos na Bolívia e exporta cerca de 75 produtos, incluindo antibióticos, antivirais e suplementos minerais.
O secretário Jaime Verruck destacou o pioneirismo do empreendimento. “É um empreendimento pioneiro no Estado. Nós não tínhamos, até então, uma indústria farmacêutica e a IFA está se instalando no município de Terenos”, afirmou. Segundo ele, o projeto já tem licença ambiental e passou por todos os trâmites legais.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, reforçou que a chegada da IFA representa um marco para a profissão farmacêutica no Estado. “Abre novas possibilidades para o exercício profissional do farmacêutico no setor industrial”, avaliou. A expectativa é que, em fases futuras, o número de empregos diretos chegue a 210.=