Campo Grande 00:00:00 Sábado, 26 de Julho de 2025


Geral Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 13:59 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 13h:59 - A | A

Nota Oficial

Igreja Católica esclarece relação com o grupo Legendários

A manifestação foi motivada por questionamentos de fiéis que buscavam orientação sobre a ligação do grupo com a Igreja.

Viviane Freitas
Capital News

O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, e o chanceler do arcebispado, padre Edmilson José Bento, divulgaram nota oficial nesta quinta-feira (24) esclarecendo que o movimento Legendários não pertence à Igreja Católica. A manifestação foi motivada por questionamentos de fiéis que buscavam orientação sobre a ligação do grupo com a Igreja.

De acordo com Dom Dimas, o grupo foi criado em 2015 na Guatemala por Chepe Putzu, pastor evangélico. A proposta do movimento é reunir homens que desejam “restaurar o desenho original do homem: um líder que ama, honra e une”, com práticas espirituais que não seguem os preceitos católicos e incluem desafios físicos e experiências intensas.

A nota alerta que, apesar de abordar temas sensíveis à fé, o movimento não está em comunhão com os meios tradicionais da Igreja, como os sacramentos, o magistério e a vida paroquial. “De modo que não se configura como expressão autêntica da espiritualidade católica”, destaca Dom Dimas. Ele reforça ainda que o Legendários não deve ser confundido com os acampamentos promovidos pelas paróquias.

O comunicado também menciona dois acidentes fatais em encontros do movimento. Um técnico em segurança morreu após uma crise convulsiva no Mato Grosso, e um administrador passou mal e faleceu em um evento realizado em Mato Grosso do Sul.

Por fim, o arcebispo orienta que o movimento não é promovido nem recomendado pelas paróquias da Arquidiocese. “Em suma, tal movimento não é promovido pelas nossas paróquias e lideranças e não é recomendado a nenhum dos nossos fiéis”, conclui a nota.


 • • • • •

 • REDES SOCIAIS •

Perfis
Facebook • @CapitalNews
Twitter • @CapitalNews
Instagram • @CapitalNews
 Google News • Capital News

Threads • @CapitalNews
TikTok • @capitalnews.com.br
Bluesky • @capitalnews.bsky.social
 YouTube • @CapitalNEWScombr
LinkedIn • Capital News
Telegram • @CapitalNews

Canal no WhatsApp
Capital News

• • • • •

Grupos no Facebook
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Concursos em Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Emprego & Oportunidades - Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Esporte MS
• Plantão Policial MS

Canais no Telegram
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Emprego & Oportunidades
• Concursos

• • • • •

REPORTAR NEWS
Whatsapp • 6730424141
Telegram • @ReportarNews

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS