Campo Grande Domingo, 16 de Junho de 2024


Economia Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 15:07 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 15h:07 - A | A

Inovação

“Conta Gráfica” prevê inovação nos processos de reajuste e revisão do gás canalizado

Gás canalizado está em queda no Mato Grosso do Sul

Layane Costa
Capital News

Divulgação/AGEMS

Gás canalizado

Em Mato Grosso do Sul, a Tarifa Média (TM) do gás canalizado está em queda de aproximadamente 1%. Foi homologado pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) a tarifa média por metro cúbico em R$ 2,5608 no período de maio a julho. 

Divulgação/AGEMS

Reajuste gás trimestre

Regulação tem diferentes processos para tarifas

O gás natural já havia sofrido redução, sendo resultado da regulação econômica promovida pela AGEMS no último ano. A Revisão Tarifária Ordinária Anual indicou uma queda de -13,41% na Tarifa Média do metro cúbico no ciclo tarifário do ano passado.

A revisão no Estado é anual, durante o ano, são realizados os reajustes para atualização do Preço de Venda (PV), ou seja, para a aplicação das alterações do preço de compra do gás natural pelo supridor, Petrobras.

Conta Gráfica

A AGEMS irá implementar a "Conta Gráfica", para os segmentos residencial, comercial e de co-geração. As revisões e reajustes serão calculados com o uso dessa ferramenta, na qual serão registradas e acumuladas as diferentes, positivas ou negativas, referentes ao preço do gás.

A Conta Gráfica evita o impacto das oscilações dos preços ao longo do ano. Ela funciona como um saldo para ser repassado uma vez ao ano no reajuste, e não mais com repasses trimestrais das variações que impactam no Preço de Venda.

Essa inovação visa dar maior transparência e estabilidade nos reajustes e revisão da tarifa média.

“A Agência tem elaborado estudos e discutido sugestões referentes aos reajustes trimestrais que ocorrem no preço do gás. Vamos, então, implementar procedimentos inovadores para evitar oscilações e falta de previsibilidade aos usuários com a utilização da Conta Gráfica”, conta a coordenadora da Câmara de Regulação Econômica de Gás e Energia, Zaida Godoy.

“O estudo da implementação da Conta Gráfica surgiu após ouvir e perceber a necessidade dos usuários em entender melhor os reajustes trimestrais e revisões tarifária anuais”, explica o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, esclarecendo que antes da implementação vai ser feita consulta pública, dando total transparência em relação a metodologia e modelo de aplicação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS