Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




Reportagem Especial Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, 07:38 - A | A

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, 07h:38 - A | A

Corpo de Cristo

Corpus Christi: uma celebração de fé e arte em Campo Grande

Santa Juliana e o Milagre Eucarístico Inspiram a Tradição dos Tapetes de Corpus Christi na Celebração de 2024

Vivianne Nunes
Capital News

Divulgação/Arquidiocese

Feriado de Corpus Christi terá celebração e confecção dos tradicionais tapetes em Campo Grande

..

Campo Grande será palco de uma celebração especial nesta quinta-feira (30): Corpus Christi. Este evento religioso, marcado no calendário litúrgico da Igreja Católica, é aguardado pelos fiéis em todo o mundo, representando um momento de profunda devoção à Eucaristia, ou seja, adoração ao Santíssimo Sacramento.

Divulgação/Assessoria

Homenagem a Nossa Senhora da Abadia acontece em agosto

Padre Paulo Vital

Segundo explicações do pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia em Campo Grande, Padre Paulo Vital, a celebração de Corpus Christi remonta ao século XII, com origens na Abadia de Cornillon, em Liége, Bélgica. Santa Juliana de Monte Cornillon, inspirada por sua devoção ao Santíssimo Sacramento, foi uma das principais figuras a propagar essa festividade. Desde então, Corpus Christi tem sido um marco na liturgia católica, recordando a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

A coordenadora da catequese do santuário, Rosenilde Faquin explica que a festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Ela lembra que nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

"Aqui no Santuário da Abadia e Comunidade São Domingo Sávio temos o envolvimento da comunidade e da catequese no processo de elaboração e confecção do tapete para que o corpo de Cristo passe e também trabalhamos com as criança e jovens sobre a importância dessa data para nós católicos, pois somos a única igreja que temos o corpo de Cristo Vivo na hóstia consagrada é isso é lindo", salientou. Ela ressalta ainda a importância desta celebração enquanto missa de preceito, ou seja, obrigatória a todo católico e único dia em que todas as celebrações acontecem no mesmo local. 

Stefany Soken/Arquivo Pascom Abadia

Corpus Christi: Entenda significado dos tapetes e porque a data cai sempre na quinta feira

..

A Arquidiocese de Campo Grande se une a essa tradição centenária, organizando uma série de eventos para marcar esse dia especial. A Missa Solene será realizada às 15h, na Praça do Rádio Clube, presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande, e com a participação de padres da Arquidiocese. Em seguida, a tradicional Procissão Eucarística percorrerá as principais ruas da cidade. As ruas do centro serão fechadas a partir das 6h para a montagem dos tapetes, uma expressão artística de devoção e fé. O evento culminará com a Benção Final e um Show de Evangelização, com apresentações das bandas Boa Nova e Salux.

O Milagre Eucarístico de Santa Juliana

O Dia de Corpus Christi encontra suas raízes em um milagre eucarístico associado a Santa Juliana de Monte Cornillon. Nascida em 1193, Santa Juliana era uma religiosa agostiniana conhecida por sua profunda espiritualidade e devoção ao Santíssimo Sacramento. Em uma de suas visões, Cristo pediu a Santa Juliana que promovesse uma festa em honra da Eucaristia para reforçar a fé dos fiéis na presença real de Jesus na hóstia consagrada.

Com o apoio do bispo de Liège, a festa foi celebrada pela primeira vez em 1246. Em 1264, o Papa Urbano IV, que fora bispo de Liège e conhecia Santa Juliana, instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi para toda a Igreja Católica, através da bula "Transiturus de hoc mundo". Assim, a celebração tornou-se universal, enfatizando a importância da Eucaristia na vida cristã.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição que enriquece a celebração e expressa a devoção popular. Surgida em Portugal e Espanha, essa prática se espalhou para diversos países, incluindo o Brasil. Feitos de serragem colorida, flores, pó de café e outros materiais, os tapetes são confeccionados nas ruas por voluntários. Cada desenho tem um significado religioso, muitas vezes representando símbolos eucarísticos, cenas bíblicas e temas cristãos.

Em Campo Grande, a montagem dos tapetes envolve toda a comunidade católica em um trabalho conjunto de arte e fé. A procissão passará sobre esses tapetes, que simbolizam a reverência e a preparação do caminho para o Santíssimo Sacramento, realçando a importância da Eucaristia na vida dos fiéis.

• Leia também:
Você sabe tudo sobre o Corpus Christi? | Entrevista

Mariana Rizk/Arquivo

Corpus Christi: Depois de dois anos, Católicos voltam a celebrar o Corpo de Cristo Vivo com ruas enfeitadas por tapete

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS