O volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul caiu 0,9% em maio de 2025, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O estudo analisa a receita bruta de revenda de empresas formalizadas com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é o varejo. Com o ajuste sazonal, a queda em maio confirma uma tendência de desaceleração do setor no Estado.
Sem o ajuste, o comércio sul-mato-grossense apresentou alta de 1,0% em relação a maio de 2024. No entanto, o acumulado de janeiro a maio de 2025 aponta uma queda de 0,2%, enquanto a variação acumulada dos últimos 12 meses ficou em 1,3%.
Queda nacional
A retração não é exclusiva de Mato Grosso do Sul. O comércio registrou taxas negativas em 20 das 27 unidades federativas do Brasil. A média nacional foi de -0,2%, de abril para maio, com ajuste sazonal.
Entre os Estados com pior desempenho estão Tocantins (-3,5%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Santa Catarina (-1,8%). Por outro lado, Roraima (1,1%), Rio de Janeiro (0,9%) e Sergipe (0,7%) registraram alta. O Amapá teve estabilidade (0,0%) no período.
Perguntar ao ChatGPT