Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 09 de Julho de 2025


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 14:43 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 14h:43 - A | A

Novidade

Santa Casa deve abrir curso de Medicina em 2026 em Campo Grande

Curso terá 100 vagas por ano e será o quarto da área na capital; início depende de aval do MEC

Viviane Freitas
Capital News

Estudantes e profissionais da saúde interessados em cursar Medicina podem ganhar uma nova opção a partir do segundo semestre de 2026, em Campo Grande. A Santa Casa prevê abrir 100 vagas anuais para o curso, que será o quarto da área na cidade. A expectativa é que a autorização final do Ministério da Educação (MEC) seja concedida nos próximos 30 dias.

Segundo Fábio Edir, diretor da Escola de Saúde do hospital, quase todos os trâmites legais foram concluídos. O novo curso será realizado em parceria com o Insted, e, além da formação médica, a proposta visa melhorar o faturamento do hospital, que teve déficit mensal de R$ 13,2 milhões em 2023.

Caso a previsão se confirme, o total de vagas em Medicina na capital subirá de 248 para 348 ao ano. Atualmente, as universidades Uniderp, UFMS e UEMS oferecem 120, 80 e 48 vagas anuais, respectivamente. Ainda não há definição sobre o valor das mensalidades, mas a instituição já prevê bolsas via ProUni e reserva de vagas para cotistas.

Conforme regras do MEC, 10% das vagas serão reservadas a cotistas com critérios étnico-raciais e de inclusão. O edital federal também exige que hospitais com cursos de Medicina tenham pelo menos 400 leitos e não reduzam vagas de estágios e residência de alunos de outras instituições da região.

Atualmente, a Santa Casa oferece os cursos de Odontologia e Psicologia em parceria com o Insted. A Escola de Saúde funciona no antigo prédio da escola Oswaldo Cruz, no Centro de Campo Grande, onde também serão ministradas parte das aulas de Medicina.  

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS