As cotações da mandioca recuaram 4,4% na última semana, segundo levantamento do Cepea, registrando a queda mais acentuada para o período desde julho. O movimento é resultado do descompasso entre a oferta crescente e a demanda enfraquecida pela indústria.
De acordo com o Centro de Pesquisas, a colheita acelerou nos últimos dias devido ao clima mais favorável, à necessidade de capitalização por parte dos produtores e às expectativas baixistas para o início de 2026. Enquanto isso, a demanda industrial segue reduzida, com empresas entrando em recesso ou realizando manutenções.
Entre 1º e 5 de dezembro, o preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 530,81 (equivalente a R$ 0,9232 por grama de amido), queda de 4,4% em relação à semana anterior. No comparativo anual, a desvalorização chega a 23,8% em termos reais, considerando deflação pelo IGP-DI.
Para os derivados, como fécula e farinha, o Cepea também registrou menor movimentação na última semana, com recuos nas cotações na maior parte das regiões acompanhadas.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

