A utilização de pré-moldados na construção habitacional, será discutido no próximo dia 26 e 27 de março, na Capital, durante o 1º Sempre- Seminário de Pré-Moldados de Mato Grosso do Sul. O ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Paulo Sophia ministrará palestra “A Arquitetura e a Pré-Fabricação em Concreto: Casos Reais.
O arquiteto destacará a experiência em projetos e acompanhamento de obras industrializadas. A idéia é associar arquitetura, espaço, produção e industrialização com bem-estar social. “Os arquitetos brasileiros estão atentos à crescente demanda social, buscam alternativas que devem dar respostas de qualidade, produtividade e de escala, pois nossos problemas estruturais são enormes. A resposta aos problemas de infra-estrutura, saneamento, além da produção de habitação de qualidade, dentre tantos outros, passa por soluções de escala que somente tecnologias e industrialização, como a do concreto pré-fabricado podem oferecer”.
Para ele, programas governamentais que não utilizem processos industriais “estão fadados a serem mais um programa político de fachada”. Paulo Sophia defende o processo de industrialização verticalizado para esse tipo de projeto. “Um processo que industrialize ‘casinhas’ será danoso ao território à paisagem. O modelo de autoconstrução e de "conjuntinhos" precários é uma afronta à nossa inteligência e um desperdício de materiais. Em tempos de sustentabilidade, a construção não pode ser mais artesanal e individual, mas industrial e coletiva”.
O seminário acontece no auditório do Crea-MS. As inscrições podem ser feitas pelo site www.semprems.com.br ou pelo telefone (67) 3029-5801.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)