Campo Grande vive uma crise na saúde pública com a ocupação total dos leitos hospitalares. Dados divulgados nesta terça-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde revelam que 186 adultos e 43 crianças aguardam por internação. A superlotação é reflexo do aumento de casos de doenças respiratórias, especialmente entre crianças. Na Santa Casa e no Hospital Regional, por exemplo, há apenas seis leitos disponíveis, mas cada unidade já conta com 18 pacientes à espera. Já no Hospital do Pênfigo, os dois leitos existentes estão ocupados.
Na tentativa de enfrentar a situação, a prefeitura decretou situação de emergência no último sábado (26) e passou a buscar soluções como a ampliação do número de vagas. Três unidades de saúde estão com atendimento pediátrico 24 horas: UPA Coronel Antonino, UPA Universitário e CRS Tiradentes. “Todos os locais, o Pronto-atendimento Infantil, a UPA Coronel Antonino e UPA Universitário, nós temos plantonistas pediátricos nas 24 horas”, afirmou a secretária municipal de saúde, Rosana Leite. Ela acrescenta que as demais UPAs também contam com clínicos capacitados para atender crianças com sintomas respiratórios.
Outra medida emergencial foi a contratação de 40 médicos na semana passada, ampliando a cobertura nas unidades. “Cada escala tem no mínimo 6 médicos por período, tem unidade que a depender do período tem 8 médicos especialistas de plantão”, explicou Rosana. Segundo ela, também está em operação uma equipe móvel de atendimento que pode ser deslocada conforme a demanda, auxiliando tanto em casos pediátricos quanto adultos.
Como forma de conter o avanço das doenças respiratórias, a prefeitura ampliou, desde segunda-feira (28), a vacinação contra a gripe para toda a população. O infectologista da Fiocruz, Júlio Croda, defendeu a medida e reforçou a importância da imunização. “Com elevadas coberturas e uma vacinação rápida, você pode, sim, reduzir o número, principalmente, de hospitalizações”, disse. Ele ainda recomendou que pessoas com mais de 60 anos evitem aglomerações e usem máscara em locais de risco.