Entre os dias 6 e 8 de maio, o átrio do Fórum de Campo Grande recebe a 21ª edição da Feira do Artesã Livre, que apresenta ao público mais de 300 peças de artesanato produzidas por aproximadamente 70 detentos de Mato Grosso do Sul. A exposição, que acontece das 13h às 18h, é uma ótima oportunidade para quem busca presentes especiais para o Dia das Mães.
Tapetes de crochê, amigurumis, bolsas, panos de prato, toalhas bordadas, pesos de porta, sousplats e quadros são alguns dos itens disponíveis. Cerca de 30% do valor arrecadado com as vendas será repassado diretamente aos artesãos, enquanto o restante será destinado à reposição de materiais, garantindo a continuidade de futuras feiras.
Além de incentivar o consumo consciente e valorizar o trabalho manual, a feira tem um papel fundamental na reintegração social dos privados de liberdade. A iniciativa conta com a participação de internos das unidades penais de Campo Grande — como o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC), Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), Centro de Triagem Anísio Lima (CTAL), Presídio de Trânsito (Ptran) e unidades femininas — além de detentos dos municípios de São Gabriel do Oeste e Jateí.
Promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a feira tem apoio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Conselho da Comunidade, Instituto Ação pela Paz e Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.