Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 10 de Setembro de 2022, 17:49 - A | A

Sábado, 10 de Setembro de 2022, 17h:49 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Saiba como investir em ações na Bolsa de Valores e entrar no mercado acionista

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Com o crescimento do mercado de ações, investir torna-se cada vez mais viável e necessário

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O processo para aplicar recursos no mercado de capitais está cada vez menos burocratizado e mais acessível. Embora ainda pareça complicado, começar a investir na Bolsa de Valores é uma tarefa inevitável para quem deseja valorizar o patrimônio a longo prazo. A quantidade de dinheiro também é um fator impeditivo no momento do investimento, e tem-se no senso comum que é necessário reunir grandes quantias para investir; no entanto, é possível investir na Bolsa com pouco dinheiro, além de ser aconselhável que o valor, a princípio, seja menor, mesmo. Além disso, diversificação do portfólio e construção de um perfil de investidor adequado aos riscos também são peças-chave para ter sucesso no mercado acionista.

Para começar a investir, o iniciante precisa abrir uma conta em uma corretora, transferir o dinheiro destinado ao investimento e iniciar o processo. Existe a possibilidade de a corretora estar atrelada a bancos comerciais, que fazem o direcionamento dos serviços para investimentos e aplicam os produtos financeiros, ou ser independente. Existem também as taxas que são cobradas nas transações financeiras, e no Brasil várias instituições podem realizar essas transações, portanto é preciso pesquisar essas taxas e verificar qual atende à demanda necessária. O investimento em ações significa comprar espaço em uma ou mais empresas, e o modo mais comum é a compra dessas ações por um preço e a venda dessas mesmas ações por um preço valorizado. Existe também a valorização direta das ações, onde o investidor tem direito aos ganhos de uma companhia, e as cotações são variadas, de acordo com o crescimento da empresa, da economia e do mercado.


O conhecimento e entendimento do mercado de ações também é necessário, uma vez que é preciso estudar a empresa, definir o investimento e compreender os riscos. Em meses consecutivos, a Bolsa brasileira (conhecida como B3) bateu recorde de investimentos, por isso cada vez mais pessoas querem investir também. Uma análise importante no momento de investir é saber qual perfil se encaixa no investimento desejado. Essa é uma análise que mapeia as preferências e modera as expectativas do investidor, através de perguntas que ao fim levam a uma indicação de perfil, podendo ser conservador, moderado ou arrojado.


Existem várias maneiras e estratégias de investir, a exemplo do Day Trade, operações de curto prazo que combinam técnicas de compra e venda de ações no mesmo dia, utilizando a mesma conta pelo mesmo investidor. Outro investimento possível é através dos dividendos que são distribuídos pelas empresas, o que dá a possibilidade de viver da renda que opera na Bolsa de Valores, ao invés de utilizar títulos públicos. Os investimentos precisam ser estudados e analisados criteriosamente, e conhecimentos prévios são necessários sobre o investimento que será feito; por exemplo, para o investidor interessado em ações da Vale3, uma mineradora multinacional brasileira, é importante que pesquise e conheça sobre a alta qualidade do minério de ferro, que por sua vez não necessita de purificação, tornando o custo de produção mais baixo, sendo esse um dos benefícios do investimento, que pode influenciar positivamente na decisão de investir ou não.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS