A arte de esculpir madeira bruta serve tanto como ofício quanto como hobby; saiba como os amadores podem dar seus primeiros passos
À primeira instância, a marcenaria pode parecer algo complexo e completamente inalcançável para pessoas sem experiência no segmento. De fato, esculpir madeira bruta é uma arte que oferece um certo grau de complexidade, mas nada que treino e esforço não resolvam!
A marcenaria não precisa se limitar somente a uma profissão. Muitos a praticam como hobby, fazendo dela uma arte bem acessível. Basta saber o ponto certo de partida e dispor de algumas ferramentas básicas para dar seus primeiros passos. Com o tempo, é possível fazer deste hobby até mesmo uma nova fonte de renda, então é um aprendizado que certamente lhe será útil.
A seguir, confira algumas dicas básicas de como ingressar na prática de forma despretensiosa.
Providencie as ferramentas certas
Para começar, tenha em mente que praticar marcenaria por hobby não significa apenas cortar madeira e improvisar com o que tem. É essencial dispor de pelo menos algumas ferramentas básicas não apenas para aprimorar a qualidade do seu trabalho, mas também para pegar prática no seu manuseio.
Tudo começa pela bancada de trabalho, um item indispensável para qualquer marceneiro. Esse será o espaço definitivo para realizar suas atividades, por isso a bancada precisa ter um bom tamanho e ficar isolada do restante da casa – é possível deixá-la na garagem ou nos fundos do quintal.
Já em relação às ferramentas, a variedade é o segredo. Disponha de tudo um pouco: furadeira de bancada, estilete, esquadro, trena, parafusadeira, plaina elétrica, etc. Tudo isso pode ser útil em diversos momentos, então nada será um mau investimento.
Providencie equipamentos de segurança
Segurança sempre deve vir em primeiro lugar, então nunca trabalhe sem estar devidamente equipado. Para um marceneiro, as luvas e os óculos de proteção são itens indispensáveis, pois protegem as partes que estão correndo mais riscos durante as atividades.
Caso queira um grau de proteção adicional, também pode ser interessante usar botas de segurança, apenas para evitar se machucar ao deixar cair algo.
Aprenda a lixar, cortar e envernizar corretamente
Essas são as três principais atividades de um marceneiro quando estiver esculpindo, mas é claro que um iniciante ainda não terá o conhecimento nem a prática necessários para fazer tudo isso corretamente.
Para lixar, comece sempre com uma lixa grossa e termine com uma mais fina, lixando sempre na direção do grão. Já o corte precisa ser feito com a serra correta, para garantir um corte limpo, levando em consideração o tipo de madeira. Por fim, providencie uma escova grande e plana para passar o verniz, realizando pequenos detalhes com um pincel.