Profissionais de tecnologia, biomédicos e fisioterapeutas são cruciais para desenvolvimento e manutenção da área
No imaginário popular, a área da saúde geralmente é relacionada a apenas dois tipos de profissionais: médicos e enfermeiros. No entanto, trata-se de uma área muito ampla e que vai muito além dos cursos tradicionais, principalmente no século XXI, em que o protagonismo da saúde tem se destacado ainda mais.
Aliás, a saúde tem crescido e tocado até profissionais de outras áreas de formação, como tecnologia e humanidades – é o caso, por exemplo, de profissionais de desenvolvimento de sistemas, com foco na saúde e no marketing aplicado a ela.
Confira, a seguir, quais são as outras profissões que podem atuar na área da saúde!
Tecnologia
Quem se forma em áreas como análise e desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e outras correlatas tem muito a contribuir para a saúde. Com a ascensão do aprendizado de máquinas e da inteligência artificial, esses profissionais podem ajudar na curadoria e no desenvolvimento de máquinas capazes de realizar diagnósticos mais precisos, personalizar os atendimentos e atuar na prevenção de casos que podem se tornar enfermidades.
Biologia e biomedicina
Outras atuações na área da saúde são as de biólogos e biomédicos – que, aliás, têm um papel fundamental na manutenção da saúde. Os biólogos estão envolvidos em pesquisas e cuidados com animais (silvestres ou não) que podem causar enfermidades ou trazer a cura para elas, como os estudos de antídotos para venenos, por exemplo.
Já os profissionais formados na faculdade de biomedicina têm um papel importante nas análises clínicas, no diagnóstico por imagem, na reprodução humana e na biotecnologia, que está trazendo várias novidades para o tratamento e a prevenção de doenças.
Fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional
Além das profissões mencionadas anteriormente, vale lembrar que os fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais também são profissionais da saúde com atuação crucial. Na pandemia de COVID-19, por exemplo, os fisioterapeutas foram fundamentais para os procedimentos de ventilação mecânica em pessoas internadas em estado grave, bem como para a recuperação dessas pessoas.
A fonoaudiologia é responsável por diagnosticar e tratar distúrbios de fala, audição, deglutição e linguagem, sendo muito importante para a integração de crianças e adultos que têm algum desses distúrbios.
Os terapeutas ocupacionais, por sua vez, ajudam as pessoas a se recuperarem ou se desenvolverem para atividades do dia a dia, como crianças que têm algum atraso no desenvolvimento ou adultos com limitações físicas e/ou cognitivas, com grande foco na saúde mental.