Na última segunda-feira (30), mais de 100 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul poderão sacar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-base 2024. Ao todo, serão depositados R$ 174 milhões diretamente nas contas bancárias ou por meio de chave PIX cadastrada pelos contribuintes.
A Receita Federal libera cinco lotes de restituição ao longo do ano, com pagamentos previstos para os meses de maio a setembro. Quem não for contemplado nesses lotes fica na Malha Fina e pode receber em lote residual. Para consultar se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou usar o aplicativo disponível para smartphones e tablets.
Caso haja erro nos dados bancários, o Banco do Brasil oferece um serviço de reagendamento do crédito, disponível por até um ano após a primeira tentativa de pagamento. A correção pode ser feita pelo Portal BB ou por telefone, facilitando o recebimento do valor pelo contribuinte sem perda financeira.
Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição diretamente pelo Portal e-CAC da Receita Federal. O procedimento garante que o valor não se perca e possa ser recuperado posteriormente, mantendo a segurança e transparência no processo de devolução do imposto.