Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação e Carreira Quarta-feira, 06 de Julho de 2022, 13:54 - A | A

Quarta-feira, 06 de Julho de 2022, 13h:54 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Mudar para outro estado pode ser a oportunidade de alavancar a carreira

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba o que considerar e como se preparar para essa mudança

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Receber uma proposta de trabalho em outra cidade ou até mesmo em outro estado pode gerar dúvidas na hora da aceitação do cargo. Saber considerar pontos positivos e negativos na hora da mudança é o que permite que a decisão seja tomada e a preparação para o deslocamento seja feita.

O primeiro ponto a ser considerado é a importância que a vaga ou o cargo tem para o contratado. A proposta pode ir muito além de altos salários, ela também permite que o crescimento na carreira seja alavancado, tanto pela nova experiência do cargo no currículo como pelo networking que será feito, por exemplo. Se mostrar aberto a novas experiências é um ponto importante para muitas carreiras. Fazer uma análise de mercado pode ajudar a considerar se vale a pena a mudança de ares.

O deslocamento para um novo local é um ponto considerável na vida de uma família estruturada. Antes de tomar a decisão final, é de extrema importância conversar com os familiares que serão impactados diretamente com a mudança, sejam os familiares que também farão a transferência, como cônjuge e filhos, ou mesmo pais idosos que dependem de cuidados. Pesquisar oportunidades de trabalho, estudo, lazer e outros locais fundamentais para o dia a dia da família faz com que o processo seja menos impactante para todos.

Depois de analisar completamente a proposta e a decisão da mudança ser tomada, o primeiro passo é fazer o planejamento financeiro. Orçar todos os custos da transferência como: transporte dos itens pessoais, deslocamento para todos os membros da família, carros, etc. Detalhar em valores essas etapas permite que a transferência seja feita sem muitos imprevistos.

Quando a mudança é feita para um novo cargo dentro da mesma empresa, vale a pena conversar com os responsáveis pela transferência na hora do planejamento. Segundo pesquisa feita pela consultoria de RH Carreira Muller, uma prática comum é que o empregado receba ajuda de custo tanto para as visitas ao novo local como para a mudança.

Procurar conhecer o local antes do descolamento definitivo para saber detalhes sobre a região, como diferentes costumes culturais e gastronômicos, é uma maneira de chegar preparado e não se sentir um peixe fora d'água.

Fazer o planejamento com antecedência permite que tudo seja resolvido antes mesmo da mudança, trazendo mais segurança na hora de concluir os processos. Por exemplo, se a mudança será feita de BH para o RJ, antes mesmo de fazer as demais etapas, é importante procurar valores de imóveis à venda no RJ. Fazer esse tipo de consulta antes da viagem permite que a organização seja feita de forma mais certeira e a mudança seja mais tranquila.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS