A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vai fiscalizar de perto a execução das obras na BR-163, previstas para começar em 1º de agosto. Representantes da empresa Motiva, responsável pela concessão da rodovia, assumiram o compromisso de prestar contas a cada três meses à Comissão Temporária da ALEMS. O contrato repactuado abrange 845,4 quilômetros, de Sonora a Mundo Novo, com investimentos de R$ 9,3 bilhões ao longo dos próximos nove anos.
Durante a reunião realizada nesta terça-feira (1º), o deputado Junior Mochi (MDB), presidente da Comissão, destacou a importância da transparência. “A empresa vai apresentar relatórios periódicos sobre o cronograma das ações em cada município. É uma nova fase, sem os problemas do contrato anterior”, afirmou. O deputado Pedrossian Neto (PSD) também participou e detalhou os investimentos: “Serão 203 km de duplicação, 150 km de terceira faixa, contornos urbanos, passarelas e até wi-fi ao longo da rodovia”.
Nos três primeiros anos, a Motiva deverá aplicar R$ 2 bilhões em melhorias na estrada, que é um dos principais corredores logísticos do agronegócio no país. Atualmente, a BR-163 possui 150 quilômetros duplicados, e a nova etapa amplia significativamente a capacidade e segurança da via.
A Comissão Temporária da ALEMS é formada pelos deputados Junior Mochi, Pedrossian Neto, Mara Caseiro (PSDB), Pedro Kemp (PT), Roberto Hashioka (União) e Caravina (PSDB). Além deles, participaram da reunião os parlamentares Gerson Claro, Presidente da Casa de Leis, Coronel David, Márcio Fernandes, Lídio Lopes e Professor Rinaldo.