Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 09 de Abril de 2023, 15:14 - A | A

Domingo, 09 de Abril de 2023, 15h:14 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Inteligência emocional no meio corporativo: como garantir colaboradores mais saudáveis?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

As emoções podem ser grandes inimigas de funcionários competentes, então ajudá-los a controlá-las é essencial para o sucesso de ambas as partes

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Chamamos de inteligência emocional a capacidade de entender e conviver com nossas emoções, sem deixar que elas afetem outros fatores do dia a dia. No mundo corporativo, o assunto vem ganhando cada vez mais atenção, pois o que sentimos está diretamente ligado à nossa saúde mental, que por sua vez pode trazer grandes impactos na produtividade como um todo.


Até os colaboradores mais competentes podem sofrer as consequências da falta de inteligência emocional, principalmente se tratando de emoções que surgem de forma repentina e intensa. São essas que costumam nos prender em um período de crise, tornando difícil se concentrar em outras atividades e afetando outros fatores como humor e relacionamentos.


Diante dessa possibilidade, cabe à empresa adotar uma cultura que auxilie seus colaboradores a manter o controle das suas emoções, mesmo nos momentos mais difíceis. Isso não será benéfico para eles somente no ambiente de trabalho, mas na sua vida pessoal como um todo, podendo até mesmo auxiliar no combate a depressão, ansiedade, estresse e outros males do mundo moderno. Sendo assim, essa também é uma forma de as empresas mostrarem que se importam com seus profissionais.


O primeiro passo para melhorar esse aspecto no meio corporativo é enxergar os funcionários como seres humanos, e não somente como profissionais da área. É preciso ter empatia e entender que ninguém está 100% bem o tempo inteiro, então é inevitável que todos passem por momentos difíceis uma hora ou outra. Ao perceber que algum colaborador não está bem, é importante criar uma rede de apoio para tentar descobrir o que está acontecendo e oferecer suporte do jeito que for possível.


Além de boa comunicação, os gestores também precisam ter em mente que o trabalho pode ser a causa de emoções negativas, principalmente quando o colaborador se encontra sobrecarregado. O excesso de tarefas é um grande inimigo da saúde mental e da produtividade, então distribuir bem as responsabilidades é indispensável para que ninguém saia prejudicado no processo.


Os empregadores também devem deixar claro que sua empresa é um espaço onde todos possam falar sobre seus problemas sempre que desejarem. Realizar palestras e treinamentos voltados para a inteligência emocional é uma boa forma de garantir equipes mais preparadas para lidar com as adversidades do dia a dia. Isso é válido para qualquer área de atuação, desde vendedores até profissionais de optometria.


Muitas vezes, uma simples conversa pode ser o suficiente para ajudar uma pessoa a se sentir melhor, então as empresas que adotam essa cultura mais transparente certamente contarão com colaboradores bem mais leves e saudáveis.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS