Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 24 de Setembro de 2022, 17:29 - A | A

Sábado, 24 de Setembro de 2022, 17h:29 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Conheça as exigências para se tornar um motorista de aplicativo

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Facilidade para começar a trabalhar e liberdade para fazer o próprio horário são atrativos para dar os primeiros passos nessa área

iStock

ColunaViagens

Ter uma fonte extra de renda ou trabalhar com algo menos formal e burocrático pode ser um caminho para pagar algumas contas, juntar dinheiro ou mesmo dar outros rumos para a carreira profissional. A solução para muitas pessoas é atender uma demanda muito presente nas cidades: a necessidade de transporte, seja ele de passageiros ou de mercadorias. Para tanto, cada vez mais pessoas aderem à prestação de serviços como motoristas de aplicativo.

Porém nem sempre é fácil entender por onde começar. As principais empresas do mercado possuem exigências que devem ser cumpridas para que se possa aderir ao sistema como motorista. Elas vão desde o respeito às características do veículo, que precisam ter um padrão aceitável pela empresa, até os critérios de seleção para motoristas.

Basicamente, não é necessário ter uma carteira de habilitação específica para ser motorista de aplicativo. Nenhuma empresa faz exigências quanto a categoria, podendo ser apenas a B. No entanto, geralmente, pede-se que seja incluída a informação de que o motorista exerce atividade remunerada, fazendo constar na CNH a sigla EAR.

A certidão de antecedentes criminais também costuma ser exigida, e é feita através de consulta pelo CPF do pretendente. Além disso, testes psicológicos também podem ser aplicados. A Uber exige que o motorista tenha mais de 21 anos, mas as demais não possuem esse requisito. Ter smartphone é imprescindível e é item obrigatório para entrar para qualquer empresa

Em questão de carros, as exigências variam de empresa para empresa. A Uber possui corridas que abarcam diversos valores e, por consequência, tem uma política de carros mais simples para corridas mais baratas e carros mais modernos para corridas mais caras. Em comum, a exigência de serem carros 4 portas e terem ar-condicionado. O ano do carro também sobe, conforme a categoria avança. Na categoria última, Uber Black, são exigidos modelos sedã com bancos de couro e fabricação datando de, no mínimo, o ano de 2015. A 99 é menos exigente do que a concorrente e aceita carros mais antigos.

Resumindo que todos os requisitos foram cumpridos, é hora de começar a trabalhar. O atendimento é o grande diferencial, assim como a cortesia e o cuidado com as leis de trânsito. A Uber, por exemplo, só mantém na ativa motoristas avaliados com mais de 4,3 estrelas. Ter cadeirinha para bebês no carro pode ser um atrativo para quem leva o filho a uma consulta ou para a escola, por exemplo, e, além de ser o correto para o cumprimento da legislação de trânsito brasileira, ainda pode ser algo que outros carros não oferecem.

Ter o próprio carro não é obrigatório. A maioria dos motoristas inclusive opta pelo aluguel de carros, pois assim é possível ter uma gama maior de modelos disponíveis para trabalhar, não se limitando a apenas um. Para isso, uma boa pesquisa de preço para aluguel de carros para Uber é essencial. Alugar ainda permite menos dor de cabeça com burocracias, além de atendimentos para emergências a qualquer hora.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS