Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 27 de Agosto de 2022, 16:48 - A | A

Sábado, 27 de Agosto de 2022, 16h:48 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Conheça a tendência das construções sustentáveis

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Construir de forma sustentável significa atingir um alto nível de desempenho em termos de impacto ambiental e social

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Green office

Tanto a sociedade civil quanto as autoridades públicas estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger o meio ambiente e incentivar a chamada arquitetura ecológica. Afinal, adotar uma abordagem de desenvolvimento sustentável também significa pensar em construções sustentáveis para as grandes cidades.

Construir de forma sustentável significa atingir um alto nível de desempenho em termos de impacto ambiental e social dos edifícios, tendo o cuidado de preservar os recursos naturais, combatendo o aquecimento global, limitando o desperdício e a poluição, assim como favorecendo o conforto e a saúde dos ocupantes, por meio do uso de materiais de alta qualidade e seguros.

De maneira geral, um edifício sustentável é concebido com a eficiência energética em mente, de modo a otimizar o uso de energia durante o seu ciclo de vida. Ele é projetado e construído para ter um baixo impacto no meio ambiente, principalmente em termos de pegada de carbono (carbon footprint), não deixando de ser confortável e seguro para se viver e trabalhar.

A escolha dos materiais é um elemento central dos edifícios do futuro. Devem contribuir para o desempenho energético e garantir um ambiente saudável para os seus residentes. Para escolher os materiais certos, é necessário levar em consideração todo o ciclo de vida dele, desde a sua produção até a sua reciclagem. Também é preferível privilegiar materiais regionais.

A localização do edifício também contribui para a redução do seu impacto ambiental. De maneira geral, ele deve estar localizado próximo ao transporte público para limitar a emissão de gases do efeito estufa. A construção sustentável, portanto, não tem uma definição rígida, mas, sim, um objetivo específico: criar edifícios que durem no tempo, respeitando o meio ambiente e os seres humanos que vivem ali.

Reaproveitar também faz parte de uma construção sustentável, seja a energia solar transformada na energia necessária para ligar nossos equipamentos eletrônicos, seja a água da chuva, que pode ser utilizada na torneira do jardim e em casa. É até possível beber, com a instalação adequada. Coletar e usar a água da chuva em casa é econômico, ecológico e fácil. Tudo depende das necessidades da família. E, acima de tudo, o tamanho do telhado que será usado para coletar a água.

À medida que o mercado da construção civil evolui, os benefícios dos edifícios verdes para as pessoas e as cidades se multiplicam. Hoje, prédios sustentáveis podem reduzir as emissões de carbono e o consumo de água e energia, tornando-os investimentos inteligentes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS