Desconfortos são indícios de questões de saúde e não podem ser deixados de lado
Ter um animal de estimação requer atenção constante com suas necessidades básicas, como alimentação, hidratação, lazer e saúde. Ao ter um pet, é fundamental saber perceber os indícios de que algo está errado. Cães e gatos apresentam sinais de alerta semelhantes, que indicam problemas de saúde e necessidade de cuidados veterinários urgentes.
Esses sinais podem aparecer por meio de alterações visíveis ou por mudanças no comportamento, que devem ser observadas pelos tutores. Especialmente para quem cuida de um animal pela primeira vez, é comum não perceber sintomas de alerta a tempo, o que é perigoso e pode resultar em complicações.
Quais são os sintomas de alerta
Os principais sinais de alerta em cães e gatos indicam algo de errado na saúde. Dores, sensibilidade, choros, coceira e dificuldade em urinar e defecar são alguns desses principais. As alterações de comportamento e humor também devem ser levadas em consideração para buscar um atendimento emergencial no veterinário.
• Diarreia ou vômito
É comum que ocasionalmente pets apresentem vômito ou diarreia, pois costumam comer coisas espalhadas pela casa que não deveriam. Porém, quando esses sintomas aparecem de forma excessiva, mais de duas vezes por dia ou diariamente, é um sinal de alerta que deve ser tratado.
Os sintomas gastrointestinais indicam infecções, parasitas ou intoxicação. Nesses casos, é preciso levar à emergência e fazer exames e avaliação. Caso o animal não esteja se alimentando como de costume, é um sinal de que algo não vai bem, o que pode ocasionar em anemia e perda de peso.
• Queda de pelos
Quando a pele do pet não está com um bom aspecto, é um sinal visível de que seu organismo está com algum problema. Coceiras, falhas na pelagem, lambedura excessiva, caspa e feridas requerem avaliação médica o quanto antes. Além de ser desconfortável para o animal, também pode indicar um mau funcionamento de algum órgão com algum parasita.
• Dificuldade em pular
A mobilidade dos pets fica afetada caso suas articulações doam ou haja sensibilidade em algum órgão. Quando o bichinho está mais quietinho e apático, é preciso prestar atenção e apalpar seu corpo para notar se há alguma reação de dor. O médico veterinário poderá orientar o que deve ser feito em seguida.
• Secreção e mau cheiro
Caso o pet apresente secreções, lágrimas em excesso ou mau cheiro em alguma parte do corpo, a probabilidade de ter alguma infecção é alta. É fundamental que o tutor leve o animal ao atendimento de urgência ao identificar um desses sinais. Outro problema é a dificuldade para urinar e sangue na urina, o que indica alguma questão no rim ou na bexiga.
Quando levar à emergência ou marcar uma consulta
Deve-se levar o pet para a emergência veterinária imediatamente em casos de envenenamento, convulsões, desmaios, picadas de animais, dificuldade na respiração ou mordidas, por exemplo. Esses casos mais específicos são mais graves, porém, se o animal apresentar os sintomas citados acima, não se pode ignorar.
Caso haja sinais de alerta persistentes por mais de um dia, deve-se procurar uma consulta veterinária o quanto antes, e, em casos mais severos, nos quais os sintomas pioram rapidamente, é preciso buscar um veterinário 24 horas para garantir o bem-estar dele.