Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Bem-Estar Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 13:47 - A | A

Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 13h:47 - A | A

Coluna Bem-Estar

Quais são os sinais que indicam a hora de trocar os pneus do carro?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

É natural que os pneus precisem ser trocados de tempos em tempos, mas existem alguns sinais que reforçam a necessidade dessa troca

iStock

ColunaBem-Estar

..

Todo pneu possui prazo de validade, mas, por ser um elemento que dura bastante tempo, é comum que diversos motoristas não saibam identificar a hora certa de trocar. Dirigir com pneus gastos pode impactar o desempenho do veículo e até mesmo colocar a segurança dos passageiros em risco, já que o carro corre o risco de derrapar com mais facilidade. Por isso, é indispensável fazer essa troca assim que notar os principais sinais de desgaste.

Confira algumas dicas essenciais que ajudarão a identificar com precisão o momento certo de trocar os pneus do seu carro:

Atenção ao prazo

Um pneu não é um produto que estraga com o passar do tempo, mas, quando o veículo é utilizado com frequência, é possível estabelecer um prazo de validade, que ajudará a saber a hora de trocá-los. É sempre importante se lembrar do ano e do mês que realizou a última troca, pois, caso sejam pares novos, fica mais fácil deduzir quando será preciso fazer a substituição.

A “validade” de um pneu pode ser medida pelo tempo de uso ou por quilômetros rodados. Os fabricantes costumam recomendar a troca após, no máximo, cinco anos, ou após atingir a marca de 70 mil quilômetros rodados. Passando disso, já é arriscado continuar com os mesmos pneus.

Confira o desgaste

A análise da condição dos pneus costuma ser feita durante as vistorias regulares, mas também é possível fazer isso por conta própria. Os fabricantes incluem algumas marcações visuais que ajudam os motoristas a identificar esses fatores, o que é chamado de TWI.

O TWI são pequenas barras de borracha que ficam entre as fissuras do pneu. Quando o produto é novo, esse indicador está bem fundo na borracha, mas, conforme o material vai se desgastando, ele começa a ficar mais próximo. Quando já estiver na altura da borracha, já é um indício claro de que a troca se faz necessária, pois os pneus já estão bem gastos.

Faça vistorias com frequência

As vistorias são a melhor alternativa para garantir que esteja tudo certo com o carro e evitar quaisquer riscos quando estiver no volante. Com a ajuda de profissionais especializados, é mais fácil identificar qualquer problema e consertá-lo antes que cause ainda mais complicações, o que também inclui a substituição dos pneus, quando necessário.

Vale ressaltar que é importante escolher pneus adequados de acordo com o veículo. Existe uma grande variedade de tamanhos e proporções, cada um indicado para um tipo de carro, como, por exemplo, os pneus de aro 13, que são direcionados para automóveis compactos. Isso garante mais durabilidade ao produto e também evita problemas de segurança, já que utilizar os modelos errados pode impactar no desempenho do veículo.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS