Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 07 de Janeiro de 2024, 13:41 - A | A

Domingo, 07 de Janeiro de 2024, 13h:41 - A | A

Coluna Bem-Estar

Beach tennis: conheça a tendência e saiba como praticar corretamente

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Modalidade esportiva vem se popularizando em regiões litorâneas e até na cidade grande, em quadras de areia

Microgen / iStock

ColunaBem-Estar

..

O beach tennis, como é chamado o tênis de praia, é uma modalidade que já existe há aproximadamente 30 anos, mas só agora caiu na graça dos brasileiros. Misturando tênis com vôlei de praia, o esporte é a nova tendência do momento, ganhando adeptos em todo o país. Atualmente, a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, se tornou uma referência na prática.

Segundo a Associação Cearense de Beach Tennis (ACBT), já existem aproximadamente 10 mil praticantes do esporte no estado, entre amadores e profissionais. Já a Confederação Brasileira de Tênis aponta que cerca de 1,1 milhão de brasileiros praticam a modalidade ao redor do país – um número que tende a continuar crescendo.

O fato de ser um esporte praiano e com proximidade da natureza vem sendo considerada a principal característica de interesse do público. Até mesmo cidades que não são litorâneas vêm dando um jeito de aderir à modalidade, o que explica a ascensão das quadras de areia nas grandes metrópoles.

Além de contribuir com a saúde mental, o esporte também é beneficial para o sistema cardiorrespiratório e diversos grupos musculares do corpo. O fato de ser praticado na areia exige mais dos membros inferiores, já que o terreno é pesado e torna a locomoção desafiadora. Enquanto isso, as rebatidas trabalham com os membros superiores.

Como praticar beach tennis?

Semelhante ao vôlei, o beach tennis é praticado com uma rede no meio da quadra. Podendo ser praticado em duelos individuais ou de duplas, cada atleta utilizará uma raquete específica para a modalidade, visando rebater a bola por cima da rede e marcando pontos quando ela cai dentro do campo adversário. As regras são simples de entender, e o esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

É importante utilizar uma roupa leve e confortável, como bermuda, no caso dos homens, e um top modelador com um short ou calça legging, para as mulheres, garantindo mais liberdade de movimentos. Por ser um esporte praticado no sol, é essencial utilizar protetor solar sempre que for praticar, além de se manter hidratado o tempo inteiro.

Indo além de um esporte casual, o beach tennis também possui um circuito profissional, sendo uma das modalidades dos Jogos Brasileiros Universitários de Praia. Em agosto de 2023, as praias de Fortaleza sediaram o 22º Campeonato Mundial de Beach Tennis, contando com a participação de 18 países diferentes. Com a popularização do esporte no Brasil, é inevitável que novos atletas profissionais surjam com o passar do tempo.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS