Campo Grande Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Interior Quinta-feira, 20 de Maio de 2010, 16:05 - A | A

Quinta-feira, 20 de Maio de 2010, 16h:05 - A | A

Senador diz que age em conjunto com governador para finalizar concretização da ZPE em Corumbá

Marcelo Eduardo - Capital News

Após afirmar que não iria se mover para recuperar a área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Corumbá, o governador André Puccinelli (PMDB) estaria trabalhando para resolver a situação de falta de um espaço apropriado para o estabelecimento. A informação é da assessoria de imprensa do senador Delcídio do Amaral (PT), que estaria atuando em conjunto com o Chefe do Executivo.

“Estamos desenvolvendo ações em duas frentes. O governador conversa com a Vetorial, que adquiriu do Grupo EBX o terreno disponibilizado pelo Estado, sobre a possibilidade de cedência da área ao projeto. Enquanto isso, eu negocio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e com a Casa Civil da Presidência da República uma possível dilatação do prazo para o início da implantação da ZPE”, explica o senador, conforme sua assessoria.

Delcídio falou sobre isto na noite dessa terça-feira (19), durante a Expo-MS 2010, em Campo Grande.

No evento, ele conversou com André sobre o assunto. Delcídio confirma a realização de uma audiência pública em Corumbá (cidade distante 417 quilômetros a noroeste de Campo Grande) para discutir o assunto. O parlamentar ainda pede apoio da Prefeitura, do Legislativo Municipal, da Associação Comercial e da Assembleia Legislativa para o funcionamento da ZPE.

Conforme assessoria do senador, Delcídio apontou as vantagens que os empreendedores teriam em investir no Estado. Citou a posição geográfica como sendo privilegiada, “ao lado de grandes estados consumidores e no meio de um corredor de transporte entre dois oceanos, o que nos permite uma ligação direta com vários parceiros comerciais do Brasil na América do Sul”.

Clique na imagem para acessar a galeria

Delcídio participou de abertura da Expo-MS 2010, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande
Foto: Tião Guimarães/Assessoria do senador

Motivo de discórdia

A ZPE vem sendo um dos motivos de desacordos entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o governador André Puccinelli (PMDB). Fator de impasse entre os governos municipal e do Estado, a aquisição de terreno para abrigar a zona fez com que André afirmasse que não pretende comprar terras para sua implantação. Disse isso durante evento de inauguração do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, há duas semanas.

“É o prefeito quem tem que locar a área. É obrigação de lei dele. Se perder a ZPE, vai perder por conta do prefeito”, disparou André.

“Ainda na época do governo Wilson Barbosa Martins, foi constituída a AZC/S.A., empresa responsável por administrar a ZPE, com 75% de capital privado e 25% de capital do Governo do Estado, por meio da antiga Codems [Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul]”, rebateu Ruiter, um dia depois.

Os dois ainda têm discórdia quanto a utilização de um terreno em área que seria para expandir o parque industrial de Corumbá, mas está sendo usada pelo governo para erguer casas populares. Ruiter diz que o local não é apropriado para residenciais, já André continua com a obra.


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 20/05/2010 - 13:10
  Ruiter envia carta de esclarecimento após vídeo sobre casas mostrado por defensor de André

 12/05/2010 - 16:40
  Prefeito critica postura de André com relaçao à Zona de Processamento de Exportação de Corumbá

 10/05/2010 - 12:54
  Governador diz que não vai adquirir terra para ZPE de Corumbá

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS