Campo Grande Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Interior Quarta-feira, 12 de Maio de 2010, 16:40 - A | A

Quarta-feira, 12 de Maio de 2010, 16h:40 - A | A

Prefeito critica postura de André com relaçao à Zona de Processamento de Exportação de Corumbá

Marcelo Eduardo - Capital News

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), rebateu as afirmações do governador André Puccinelli (PMDB) sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da cidade (distante 417 quilômetros a noroeste de Campo Grande).

Motivo de impasse entre os governos municipal e do Estado, a aquisição de terreno para abrigar o ZPE continua gerando discussão. Na segunda-feira (11), André afirmou que não pretende comprar terraso para implantação da zona. Disse isso durante evento de inauguração do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira.

Nessa terça, Ruiter declarou lamentar a postura assumida pelo governador. Conforme ele, André demonstra desconhecimento do assunto, já que a empresa criada em 1994 para administrar o empreendimento – a AZC/S.A. – tem participação estadual, segundo o prefeito.

“Ainda na época do governo Wilson Barbosa Martins, foi constituída a AZC/S.A., empresa responsável por administrar a ZPE, com 75% de capital privado e 25% de capital do Governo do Estado, por meio da antiga Codems (Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul)”, lembrou Ruiter, conforme assessoria de imprensa do governo municipal.

Já em 2006, quando da gestão do então governador José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT), o governo do Estado doou à empresa MMX – de Eikr Batista – a área inicialmente reservada à ZPE, com vistas à agregação de valor ao minério em Corumbá, o que resultou na necessidade de um outro terreno. Ainda conforme assessoria, Ruiter questionou: “Se a empresa tem participação do governo estadual, e a área inicial era de sua propriedade, como é possível o governo não ter responsabilidade?”

Deputado da base diz que ZPE morreu por causa de ex-governador

O ex-secretário de Estado de Habitação e um dos maiores defensores de André na Assembleia Legislativa, Carlos Marun, diz que a “culpa” é de Zeca. “Foi o Zeca que fez a doação do terreno a uma empresa privada. Portanto, o prefeito de Corumbá, Ruiter deve parar de tentar jogar a culpa no governador André Puccinelli e atribuí-la ao governador dos sonhos dele – referindo-se a Zeca”, afirmou o parlamentar, de acordo com sua assessoria.

“Marun declarou ainda em entrevista à imprensa não ser verdadeira a informação do prefeito de que Zeca havia adquirido outra área em substituição àquela que ele havia doado. ‘Zeca doou e não se preocupou em providenciar outra’”, acrescenta a assessoria.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 Veja também:

Geral - 10/05/2010 - 12:54
   Governador diz que não vai adquirir terra para ZPE de Corumbá

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS