Campo Grande Quarta-feira, 22 de Maio de 2024



Política Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010, 11:52 - A | A

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010, 11h:52 - A | A

PTB, PV e PCdoB cada vez mais parecem consolidar grupo para candidatura própria em MS

Marcelo Eduardo - Capital News

Aliança entre PTB, PV e PCdoB parece cada vez mais consolidada para as eleições de 2010. Reuniões semanais entre as cúpulas estaduais dos partidos são realizadas semanalmente para decidir a coalizão.

Conforme o vereador da Capital Marcelo Bluma, presidente regional do PV, as “conversas estão bastante quentes”.

Para ele, as pretensões maiores são quanto às eleições para deputados estaduais e federais. “Os três partidos juntos têm quase 50 deputados federais. Isso, nos garante condições para discutirmos bem nosso trabalho, para apresentarmos bem [com relação ao tempo de propaganda gratuita em TV, por exemplo, calculado pelo tamanho da bancada]. Dá também condições para nós indicarmos o vice tanto do André quanto do Zeca, por exemplo. Mas, nossa prioridade é eleger o maior número possível de deputados estaduais e de deputados federais”, diz Bluma, ao Capital News, durante sessão de hoje (23), na Câmara da Capital.

Mesmo tendo possibilidades de apontar o vice em quaisquer das chapas que já parecem consolidadas, André Puccinelli (PMDB) e José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT), como o próprio Bluma afirma, o bloco formado pelas três siglas (PTB, PV e PCdoB) por enquanto se lança com candidato próprio, o empresário pecuarista Zelito Ribeiro, petebista.

“Há uma boa afinidade, os candidatos que se mostram dentro delas têm perfis muito semelhantes. Estas três legendas juntas têm densidade filosófica muito forte. O PTB batalhando pelas questões trabalhistas. O PV pelo desenvolvimento sustentável. E o PCdoB pela diminuição das desigualdades sociais. Por enquanto, o que se mostra é tentarmos viabilizar um candidato próprio dentro do bloco ao governo do Estado”, diz Bluma.

Clique na imagem para acessar a galeria

Ivan Louzada, presidente do PTB, diz que eleição própria em 2010 visa disputas municipais em 2012

Foto: Deurico/Arquivo Capital News

Tanto Bluma quanto Ivan Louzada, presidente regional do PTB, acreditam que as decisões só serão definitivas em abril. Dia 31 de março é o último dia para que aqueles que têm pretensões políticas de se elegerem deixem atuais cargos.

“Acredito que em abril devemos ter condições melhores para apontarmos isso. Aí, vamos saber se o José Serra é candidato efetivamente à Presidência, se o Nelsinho Trad deixa a Prefeitura para tentar o Senado. Só então, será possível dizer tudo com mais clareza”, afirma Bluma.

“O PTB quer candidatura própria, até que falem o contrário. Política você sabe, é jogo e esse jogo ‘tá’ sendo jogado. Vamos buscar o candidato a vice-governador, que venha somar conosco. (...) Amanhã, devo almoçar com o Roberto Jefferson [presidente nacional do PTB]. Até para saber qual é o melhor caminho nacionalmente do PTB. Mato Grosso vai ficar com o PSDB. O PTB é o vice do Wilson, do PSDB, o prefeito de Cuiabá”, disse Ivan Louzada, em entrevista concedida na manhã desta terça (23), ao programa de rádio Tribuna Livre, da FM Capital.

Na mesma entrevista, Louzada, diz que no PTB ainda tem “gente ligada ao André, gente ligada ao Zeca, mas, 70% é petebista”. “Eu não tenho rejeição a ninguém, nem a PT, nem a PMDB, nem a PSDB. Tenho que fazer prefeito, vereador e vice-prefeito em 2012.”

Louzada diz que a intenção maior do PTB em formar grupo alternativo nestas eleições e preparar “o terreno” para 2012, quando das eleições para vereadores e prefeitos.

“O partido político só cresce em eleição no município. O trabalho que eu vou fazer é para 2012. O Zelito, o Chico Maia, é do PTB, sempre foi do PTB. E nós vamos conversar para o crescimento do partido em 2012. (...) Tenho conversado com os dois comandantes políticos: tanto o atual governador André Puccinelli, quanto o ex-governador Zeca do PT. Eu não nego isso; isso é claro. Mas, eu não vou tomar decisão nenhuma sem conversar com o partido”, diz, ratificando que, por enquanto, a intenção é lançar candidato próprio.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 25/01/2010 - 17:50
  Nem Zeca, nem André; presidente do PTB confirma que partido caminha para candidatura própria ao governo

 Política - 23/11/2009 - 17:26
  Presidentes da Acrissul e Famasul descartam serem candidatos a vice de Zeca do PT

 07/12/2009 - 10:42
  Sede do PTB-MS é invadida; nada de valor foi levado e documentos foram revirados

 07/12/2009 - 11:40
  Após arrombamento, perícia analisa diretório do PTB-MS; advogado dá falta de processo e ata

 07/12/2009 - 15:00
  Sede do PTB-MS é arrombada; invasores levam documentos e deixam objetos de valor e cheque assinado

 12/01/2010 - 08:05
  PTB continua sem definir aliança em 2010 e pode lançar candidatura própria ao governo do Estado

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS