Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cotidiano Domingo, 03 de Outubro de 2010, 12:06 - A | A

Domingo, 03 de Outubro de 2010, 12h:06 - A | A

Vigor e sabedoria se encontram na fila de votação

Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Data do exercício pleno da cidadania. Foi com este provérbio em mente que muitos eleitores que não precisam obrigatoriamente votar foram às urnas neste domingo (3). Em todo o Estado, estão aptos a votar, 1.702.511 pessoas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Destas, as que têm idade de 16 anos e 17 anos e as com igual ou acima de 70 anos não são obrigadas a participar. O dia marca um certo encontro de gerações, com idosos e adolescentes na mesma fila.

Mesmo sem precisar votar, Juliene Torres, 16, quis ajudar a definir os rumos da política no Estado e no Brasil. Ela vota na Escola Estadual Severino Ramos de Queiroz, na Rua São Paulo (esquina com a Rua Rio Grande do Sul), na Vila Célia.

Juliene conta que tem todos os seis candidatos definidos e que pesquisou bastante sobre eles para emprestar sua confiança por um mandato. “Estou aqui para cumprir meu papel de cidadã. Tenho bastantes colegas e amigos da mesma idade que também vão votar. Tenho todos os candidatos já. Eu ouvi todas as propostas pelos programas de televisão, pesquisei sobre os candidatos e decidi.”

A estudante comenta que os vídeos postados no site YouTube sobre supostos desvios de dinheiro público fez com que ela mudasse o voto. “Me fez mudar. Isto é um absurdo. Teve muita acusação, de todos os lados.”

Clique na imagem para acessar a galeria

Juliene conta que pesquisou sobre todos os candidatos antes de decidir seus votos
Foto: Deurico/Capital News

Ela aconselha às pessoas que não precisam votar a irem às urnas. “Que façam o papel delas e votam por elas mesmas e não porque tem gente pedindo.”

Na mesma escola, votaram Assis Antônio Santini e Gema Santini. Ele tem 90 anos e ela 81 anos. O casal acordou cedo e foi votar logo na abertura das seções. “É um dever. E precisamos ir. Quem não precisa, que venha para contribuir. É um dever”, ensina Assis, que conta já ter sido presidente de Câmara de Vereadores por três vezes, em Crevelândia (PR). “Fica sempre o pensamento de que dê certo”, afirma, esperançosa, Gema.

Clique na imagem para acessar a galeria

Assis e Gema Santini aconselham mais novos a irem às urnas
Foto: Deurico/Capital News

“Esperança” também é o sentimento apontado por Leonardo Drumond Aguiar, de 81 anos. Ele foi à Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, no Jardim do Estados.

“Enquanto estiver forte, estarei aqui [votando]. Voto porque estou por dentro do assunto [política]. Porque acompanho. Tenho meu palpite certo”, conta.

Leonardo afirma que procura saber das propostas do candidato. “Quando posso, assisto na televisão ou escuto no rádio. Aconselho a todos que é bom votar, é um regulamento importante para melhorar nossa vida.”

Clique na imagem para acessar a galeria

Leonardo fala em "esperança" sempre
Foto: Deurico/Capital News

Com 50 anos, Jocélia Oliveira ainda não é idosa, mas tem experiência para transmitir. Ela comenta que escolheu todos os candidatos que merecerão seu voto este ano e que ficou atenta nas reportagens publicadas na imprensa sobre denúncias de supostos desvios de verbas públicas. “Fiz uma ‘colinha’ para lembrar dos números, mas tenho todos os candidatos decididos. Para todos os cargos. Mudei o voto. Nessa hora [campanha eleitoral] , se encontra de tudo, mas, eu analisei as propostas e fiquei atenta ao que está acontecendo.”

Clique na imagem para acessar a galeria

Jocélia explica que é preciso que o eleitor fique atento aos atos dos candidatos
Foto: Deurico/Capital News


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 03/10/2010 - 22:23
  Câmara Federal terá quatro novos deputados

 03/10/2010 - 22:11
  Metade da Assembleia Legislativa atual fica fora e reeleitos falam em moralização da Casa de Leis

 03/10/2010 - 21:39
  Nei diz que PSOL sai fortalecido

 03/10/2010 - 21:17
  Senado: Delcídio continua e Moka leva 2ª vaga

 03/10/2010 - 20:57
  André é reeleito e fala em vitória de aliados

 03/10/2010 - 12:20
  Falta de acessibilidade também marca eleição

 03/10/2010 - 11:32
  Candidatos ao Senado votam e se dizem confiantes

 03/10/2010 - 11:15
  Zeca cita suposta pesquisa que o coloca à frente na Capital e empatado em Dourados

 03/10/2010 - 11:06
  Zeca reclama de "omissão" de Delcídio

 03/10/2010 - 10:50
  Zeca do PT afirma vencer no primeiro turno

 03/10/2010 - 08:55
  André vota e acredita em vantagem de 15%

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS