A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou na tarde desta quinta-feira, o mais recente boletim – o de número onze – sobre os casos de influenza A H1N1 (gripe suína) em Mato Grosso do Sul. São onze pessoas mortas confirmadamente por causa do vírus da nova doença. As vítimas são: da Capital (cinco); de Três Lagoas (duas); de Costa Rica, Dourados, Fátima do Sul e Inocência (com uma cada.
São 336 notificações em 44 municípios, 138 casos descartados e 121 suspeitos. Os dados em relação às confirmações mostram que 61 foram infectados pelo vírus – sendo que dois casos são de pessoas residentes no Estado de São Paulo. Já os casos por gripe sazonal (entre os municípios do Estado), são 18 confirmações, além de dois de pessoas vindas também de São Paulo.
A cidade com mais casos confirmados continua sendo Campo Grande, com 36 (além de 50 suspeitas). Além da Capital, têm casos confirmados os seguintes municípios: Anaurilândia (2); Corumbá (3); Costa Rica (1); Dourados (12); Fátima do Sul (1); Eldorado (1); Iguatemi (1); Inocência (1); Itaquiraí (1); Mundo Novo (3); Novo Horizonte do Sul (1); Ponta Porã (3); São Gabriel do Oeste (1); Sidrolândia (2); e Três Lagoas (8).
Quanto ao número de pessoas hospitalizadas, o boletim traz: 48 com gripe provocada pelo vírus da influenza A H1N1; 83 descartados; e 195 casos suspeitos.
As pessoas mais afetadas continuam sendo as que têm idade entre 20 anos e 49 anos. São 51 nesta faixa. Menores de um ano e maiores de 65 anos não estão nos registros.
Antes, as mulheres eram as mais afetadas de forma disparada. Agora, o número é quase equivalente. São 43 pessoas do sexo feminino e 38 do masculino.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)