Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2007, 15:58 - A | A

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2007, 15h:58 - A | A

Projeto Toque de Vida ajuda a prevenir câncer de mama

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A cada 36 minutos morre uma mulher de câncer no Brasil. A cada ano, 50 mil novos casos são registrados, segundo o Instituo Nacional do Câncer (Inca).

Mato Grosso do Sul é o quinto estado com casos de câncer de mama no país. Para combater estes dados, desde 2004, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria o Inca e o Instituo Avon realizam o projeto Toque de Vida que tem por finalidade a promoção da detecção precoce do câncer de mama que aumenta muito as chances de cura da doença.

Somente no primeiro ano do projeto 12 mil mulheres foram examinadas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A partir de 2005, o projeto foi expandido para mais 11 municípios com a parceria da Ong Curumins Cia Teatral.

Durante a I Jornada da Atenção Básica de Mato Grosso do Sul foi lançado o vídeo do projeto com depoimentos de técnicos e de participantes. Entre os depoimentos está o de Eleide Vieira de Moraes que descobriu que tinha câncer por meio do projeto.

Emocionada, a dona de casa revelou: “Eu suspeitava que tinha alguma coisa, mas foi com o projeto que descobri que era câncer. Minha família sofreu mais do que eu. A gente consegue vencer a doença, mas precisa ter muita paciência, tranqüilidade e esperança”.

A técnica da SES do setor Saúde da Mulher, Hilda Guimarães de Freitas, também participou do vídeo e revela a emoção de contribuir com o trabalho: “Participar de um projeto que dá certo, que é importante e salva vidas é gratificante. O nome Toque de Vida surgiu com a sensibilidade feminina, pois se é o toque que pode salvar milhares de mulheres da doença, então, pensamos o projeto será um toque de vida!”.

A secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, também fez um depoimento sobre o projeto. “Sabemos da importância da prevenção. A secretaria realiza um projeto que pode fazer a diferença na vida de uma mulher”.

Além dos depoimentos, o vídeo também mostra as principais causas que podem contribuir para que uma pessoa desenvolva a doença e alerta que mulheres a partir dos 50 anos devem fazer periodicamente o exame de mama. A faixa etária mais delicada de desenvolver um câncer é entre 40 a 69 anos de idade.

A I Jornada da Atenção Básica de Mato Grosso do Sul, aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na Escola de Saúde Pública, e também contou com palestras de representantes do Ministério, lançamento da Caderneta do Idoso e premiações de trabalhos e vídeos da Atenção Básica.

Participaram do evento cerca de 100 pessoas entre secretários de Saúde e técnicos da Atenção Básica dos municípios; gerentes técnicos da Atenção Básica à Saúde do Estado; representantes da Apae; Universidades; instituições privadas; entre outros.

(Informações Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS